Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1929 Terça-Feira, 24 de maio de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Índice de Confiança do Consumidor avança em maio

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: Confiança do Consumidor avança em maio
  • Alemanha: PIB cresce 0,7% no primeiro trimestre
  • ZEW: Sentimento econômico da Alemanha recua em maio

    Dados da Economia Brasileira

  • FGV: Índice de Confiança do Consumidor avança em maio

    A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta manhã (24/05) o seu Índice de Confiança do Consumidor (ICC). Na passagem de abril para maio, já expurgados os efeitos sazonais, verificou-se alta de 5,4% no índice (de 64,4 para 67,9 pontos), após retração 4,0% no mês passado e de 2,0% em março.

    Os dois componentes do ICC apresentaram variação positiva em maio, tendo o Índice da Situação Atual (ISA) aumentado 1,2% (de 64,7 para 65,5 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) registrou forte avanço de 8,1% (de 65,8 para 71,1 pontos). Esta foi a maior alta do IE desde outubro de 2011.

    No mais, apesar da alta de maio, o resultado do ICC segue em patamares historicamente baixos, sendo ainda cedo para afirmar um quadro de reversão da tendência declinante. Entretanto, parcela considerável dos consumidores mostraram-se mais confiantes, após as recentes mudanças políticas.

    Zona do Euro: Confiança do Consumidor avança em maio

    Ontem (23/05) a Comissão Europeia (EC) divulgou o resultado prévio da Confiança do Consumidor (Consumer Confidence Indicator) da região. Segundo a leitura, livre de influências sazonais, o índice registrou alta de 2,3 pontos na Zona do Euro no mês de maio, ao passar de -9,3 para -7,0 pontos. A União Europeia, por sua vez, apresentou elevação de 1,1 pontos no mesmo período, atingindo -5,7 pontos, ante -6,8 no mês anterior.

    Por fim, apesar dos dados econômicos apresentarem crescimento mais moderado neste segundo trimestre, os consumidores mostram-se mais otimistas com a economia.

    Alemanha: PIB cresce 0,7% no primeiro trimestre

    Foi divulgado na manhã de hoje (24/05), pelo Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país no primeiro trimestre do ano. De acordo com a publicação, a economia alemã acelerou no início do ano, visto que o PIB cresceu 0,7% no período, frente ao último trimestre de 2015, já considerando os ajustes sazonais. No mesmo período do ano passado a economia do país havia expandido 0,4%, resultado inferior ao atual em 0,3 p.p.

    As principais contribuições positivas no resultado atual vieram da demanda doméstica do país. Dentre elas, destaque para o crescimento acentuado especialmente na formação de capital fixo, com o investimento em máquinas e equipamentos aumentando 1,9% e 2,3% na construção.

    No que diz respeito ao setor externa, as exportações de bens e serviços registraram um aumento total de 1,0% na comparação com o ultimo trimestre de 2015, já levando em consideração os ajustes sazonais. No entanto, também houve um aumento das importações e estas foram um pouco superiores as exportações, ficando em 1,4% no período.

    A despeito do avanço no trimestre, conforme alguns indicadores conhecidos como os PMIs e o próprio índice Zew, a aceleração foi momentânea, não devendo apresentar taxa de crescimento similar neste segundo trimestre dado o cenário de incertezas.

    ZEW: Sentimento econômico da Alemanha recua em maio

    Na manhã de hoje (24/05), o instituto alemão ZEW divulgou o Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referentes ao mês de maio. De acordo com a publicação, o índice ZEW – que mensura as expectativas - do país recuou 4,8 pontos no mês, ficando em 6,4 pontos. Já o indicador que avalia a situação corrente subiu de 47,7 para 53,1 pontos.

    Dentre os setores, a piora das expectativas foi puxada pelo setor automotivo (queda de 14,0 pontos), seguido pelos bancos (-4,7 pontos). O setor de serviços, intimamente ligado a renda e respondendo a melhora do mercado de trabalho, exerceu a maior influência positiva ao crescer 4,7 pontos.

    O instituto também avalia a situação na Zona do Euro como um todo. O índice ZEW da região recuou 4,7 pontos em maio e atingiu 16,8 pontos, ao passo que o índice de situação corrente subiu 2,9 pontos no mês mas segue em terreno negativo (-9,2 pontos).

    Em suma, o resultado do índice de maio sinaliza que a aceleração da economia alemã no primeiro trimestre teve caráter temporário.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini