Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1935 Sexta-Feira, 03 de junho de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista permanece estável em abril

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: PMI composto registra ligeira alta em maio
  • Atividade Industrial Global fica estável em maio
  • China: PMI composto registra ligeira queda em maio

    Agenda Semanal

    Dados da Economia Brasileira

  • FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista permanece estável em abril

    A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) divulgou ontem (02/06) o resultado de seu Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista. De acordo com a publicação, o INA manteve-se estável no mês de abril em relação ao mês anterior. Entretanto o indicador apresentou queda de 10,5% no acumulado do ano em relação ao mesmo período de 2015.

    Dentre os setores industriais, destaque positivo na passagem de março para abril no setor de outros equipamentos de transporte (+3,8%) e celulose e papel (+2,5%). Na mesma base de comparação, retrações acentuadas no setor de químicos (-1,6%) e farmacêuticos (-1,4%).

    Ademais, a melhora da atividade depende principalmente da retomada do consumo das famílias e da confiança do empresariado.

    Zona do Euro: PMI composto registra ligeira alta em maio

    Na manhã de hoje (03/06), o Instituto Markit divulgou o resultado final do Índice de Gerencia de Compras (PMI) composto da Zona do Euro referente ao mês de maio. O relatório final apresentou um ligeiro aumento do indicador em maio na comparação com abril (passou de 53,0 para 53,1 pontos), após a prévia do PMI tinha apontado uma queda para 52,9 pontos.

    O setor de serviços referente ao mesmo período atingiu 53,3 pontos, desta forma o índice alcançou três meses de altas consecutivas. No entanto, o índice médio do segundo trimestre até o momento ainda se encontra um pouco abaixo do registrado no primeiro trimestre do ano.

    O relatório afirma que os países que compõem o Big-four (maiores economias da zona do euro) e a Irlanda (país com maior índice de crescimento) apresentaram expansão em sua produção. Houveram taxas aceleradas de crescimento na Alemanha, França e Irlanda, enquanto Espanha e Itália tiveram crescimentos brandos.

    Apesar das maiores economias da zona do euro apresentarem expansão na produção, o crescimento foi inferior ao mês anterior. Desta forma, a recuperação do PMI composto observada em maio foi novamente conduzida pelo setor de serviços, que mostrou um modesto crescimento.

    Por fim, o indicador de novos negócios completou o décimo sexto mês de baixa em maio, sugerindo uma forte probabilidade de que a expansão do produto permanecerá moderado nos próximos meses.

    Atividade Industrial Global fica estável em maio

    Na última quarta-feira (02/06) o Instituto Markit e o banco J.P. Morgan em associação com a ISM e o IFPSM divulgaram o Índice de Gerência de Compras (PMI) da indústria Global. Segundo a leitura, a atividade apresentou estabilidade em maio, após uma ligeira queda em relação a abril (passou de 50,1 para 50,0 pontos). Vale salientar que índices acima da marca de 50,0 pontos sinalizam expansão da atividade industrial.

    A retração marginal do PMI reflete a desaceleração do baixo crescimento dos novos pedidos e da produção, deixando ambos próximos a estagnação. O relatório informa que os fabricantes ainda estão trabalhando para realinhar o estoque com a demanda..

    A publicação também ressaltou que o PMI do Brasil atingiu o nível mais fraco em sete anos, colocando-o nas posições inferiores do ranking mundial.

    China: PMI composto registra ligeira queda em maio

    A Markit divulgou nesta manhã (03/06), o Caixin PMI Composto da China referente a mês de maio de 2016. O PMI Composto do país passou de 50,8 pontos em abril para 50,5 pontos em maio, sinalizando um ritmo mais lento de expansão nos últimos de três meses.

    No que tange ao PMI de Serviços, o indicador apontou em maio o aumento mais fraco na atividade de negócios desde fevereiro, com a atividade empresarial chinesa enfraquecida pelo segundo mês consecutivo e os fabricantes relatando uma queda na produção pelo segundo mês consecutivo. O índice caiu de 51,8 pontos em abril para 51,2 pontos em maio.

    A taxa de emprego do setor de serviços aumentou pelo segundo mês consecutivo em maio, embora a taxa de criação de emprego tenha permanecido estável na margem. Entretanto foram registradas reduções nas novas contratações nas indústrias.

    O otimismo do indicador de perspectivas de negócios em 12 meses caiu para seu nível mais baixo no ano de 2016. Os relatos de uma perspectiva econômica incerta pesaram sobre os níveis gerais de confiança empresarial, mesmo que diversas empresas tenham previsto que haverá uma melhora na demanda dos clientes e uma expansão das empresas planejadas, desta forma haverá um maior apoio as atividades de negócios durante o próximo ano.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini