Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1937 Terça-Feira, 07 de junho de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Anfavea: Produção de veículos registra nova queda em maio
  • FGV: IGP-DI acelera em maio

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: PIB cresce 0,6% no primeiro trimestre
  • Alemanha: Produção industrial avança em abril

    Dados da Economia Brasileira

  • Anfavea: Produção de veículos registra nova queda em maio

    Na manhã de ontem (07/06) a ANFAVEA divulgou os resultados da produção de veículos no mês de maio. De acordo com relatório publicado, a produção nacional e autoveículos registrou queda de 3,2% na comparação com abril deste ano e chega a quarta queda mensal seguida, já considerando os ajustes sazonais.

    Abrindo por categoria, os automóveis apresentaram queda de 3,5% na comparação mensal, já a produção de veículos comerciais leves registrou queda de 2,1% em maio na comparação com abril. Quanto a produção de ônibus, o setor também sofreu forte queda em maio, registrando uma variação de -18,6%, enquanto a produção de caminhões exibiu queda de 0,9% na comparação mensal.

    A despeito das intensas quedas na produção (e também nas vendas), o setor tem entrado num ciclo de ajuste de estoques importantes, que somado a retomada recente da confiança, deverá trazer impactos positivos no médio prazo.

    FGV: IGP-DI acelera em maio

    Na manhã de hoje (07/06), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de maio. Segundo a publicação, os preços apresentaram uma variação de 1,13% em maio, acelerando ante a variação de abril (0,36%). No mesmo período do ano passado a variação havia sido de 0,40%. Em relação a taxa acumulada no ano até mês de maio, o valor registrado foi de 4,32%, enquanto que em 12 meses o IGP-DI registrou alta de 11,26%.

    O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) passou de uma alta de 0,29% em abril para 1,49% em maio. Na abertura por estágios de processamento, o grupo Matérias-Primas Brutas apresentou inflação no período (de 1,77% em abril para 3,58% em maio). Já os Bens Finais variaram 0,18% em maio, frente uma baixa de -0,04% em abril. Por sua vez, os preços dos Bens Intermediários variaram 1,08% no quinto mês do ano, após queda de 0,60% em abril.

    Na abertura por origem de processamento, os produtos agrícolas variaram 3,31% em maio ante 1,14% registrado no mês anterior. Já os produtos industriais apresentaram uma variação de 0,71% em maio. No mês de abril esse resultado havia registrado uma contração de -0,07%.

    O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), registrou taxa de 0,64% na leitura atual, contra variação de 0,49% no mês passado. Sendo a maior contribuição para este resultado proveniente do grupo Habitação (de -0,29% para 0,77%).

    Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma taxa de variação de 0,08%, abaixo do resultado do mês de março (0,55%). Quanto ao índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços, a variação apontada foi de 0,07%, ante taxa de variação de 0,35% registrado no mês anterior. Já o índice que representa o custo da Mão de Obra passou apresentou variação de 0,09% ante 0,72% registrado no quarto mês do ano.

    Zona do Euro: PIB cresce 0,6% no primeiro trimestre

    A Eurostat (órgão estatístico da União Europeia) divulgou nesta manhã (07/06) a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) para o primeiro trimestre da Zona do Euro. De acordo com a publicação, ajustado sazonalmente, a economia da região expandiu 0,6% (ligeiramente superior ao divulgado na primeira estimativa, 0,5%) no período, frente ao último trimestre de 2015. Para a União Europeia como um todo, estima-se crescimento de 0,5%. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a variação do PIB da Zona do Euro chega a 1,7%.

    Durante o primeiro trimestre do ano, consumo das famílias mostrou-se mais fortalecido, com alta de 0,6% na Zona do Euro, enquanto consumo do governo cresceu 0,4%. Por sua vez, investimentos do setor privado apresentou alta de 0,8%. Quanto ao setor externo, exportações subiram 0,4% e importações 0,7% no período em questão.

    Por fim, dentre as principais economias do bloco, vale destacar a Espanha (0,8%), Alemanha (0,7%), França (0,6%) e Grécia (-0,5%).

    Alemanha: Produção industrial avança em abril

    Segundo dados divulgados na manhã de hoje (07/06) pelo Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis), a Produção Industrial do país aumentou 0,8% (livre de efeitos sazonais) em abril. No mês passado, a atividade do setor recuo 1,1%.

    No mês de abril, o crescimento da produção industrial, excluídos os itens energia e construção (altamente voláteis) foi de 1,1%, tendo em vista que tais segmentos apresentaram variação de 1,1% e de -1,7%. A produção de bens de capital aumentou 2,2% e de bens de consumo 0,4%. Por sua vez, bens intermediários permaneceram estáveis.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini