Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1949 Quinta-Feira, 23 de junho de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Confiança do Consumidor recua em junho
  • EUA: Tendência da atividade econômica piora em maio
  • Zona do Euro: PMI confirma desaceleração da atividade no segundo trimestre

    Dados da Economia Brasileira

  • Zona do Euro: Confiança do Consumidor recua em junho

    A Comissão Europeia (EC) divulgou ontem (22/06) o resultado prévio da Confiança do Consumidor (Consumer Confidence Indicator) da região. Segundo a publicação, na Zona do Euro, a confiança do consumidor recuou 0,3 ponto entre maio e junho, atingindo o nível de -7,3 pontos. Na União Europeia, o índice variou -0,1 ponto, chegando a -5,8 pontos.

    Ademais, é importante ressaltar que hoje será realizado o plebiscito que decidirá sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, sendo que apenas a possibilidade de uma possível saída do país do bloco já impacta negativamente as expectativas e emitiu turbulências no mercado financeiro mundial nos últimos dias.

    EUA: Tendência da atividade econômica piora em maio

    O Federal Reserve (FED) divulgou nesta manhã (23/06) os dados referentes ao Índice de Atividade Nacional (CFNAI). Segundo o relatório, no mês de maio, o indicador registou -0,51 ponto, ante 0,05 em abril. Os quatro itens que compõem o indicador recuaram no mês em questão.

    Os indicadores que mensuram a produção contribuíram com a queda do CFNAI em -0,32 ponto, ante contribuição positiva de 0,13 no mês anterior. O indicador relativo a emprego, passou de -0,06 para -0,09 ponto. Por sua vez, os indicadores de consumo e habitação decresceram de -0,02 para -0,09 ponto em maio. Já os indicadores de vendas, pedidos e estoques tiveram peso de -0,01 no resultado mensal, após neutralidade em abril.

    Por fim, a piora na tendência, apresentada no mês de maio vai em contraposição a alguns dados econômicos divulgados recentemente. Entretanto, o dinamismo mais fraco do mercado de trabalho e a inflação baixa ainda causam preocupação.

    Zona do Euro: PMI confirma desaceleração da atividade no segundo trimestre

    O Instituto Markit divulgou na manhã desta quinta-feira (23/06), o resultado prévio do Índice de Gerencia de Compras (PMI) composto da Zona do Euro referente ao mês de junho. De acordo com a publicação, a atividade da região atingiu menor ritmo de crescimento desde janeiro do ano passado, com o índice passando de 53,1 em maio para 52,8 pontos em junho. O resultado representa o pior resultado trimestral desde o quarto trimestre de 2014, em meio a sinais de incerteza política e econômica, além das limitações da política monetária não convencionais adotadas na região.

    Na abertura do índice por setores, o PMI Industrial registrou alta, passando de 51,5 para 52,6 pontos em junho, já PMI de Serviço, em contrapartida, apresentou queda na comparação com maio passando de 53,3 para 52,4 pontos.

    Dentre as maiores economias da Zona do Euro, a Alemanha continua apresentando alto crescimento, com seu índice passando de 54,5 para 54,1 pontos (ligeira desaceleração). Por sua vez, a França voltou a exibir contração da atividade no sexto mês do ano, com seu índice passando de 50,9 para 49,4 pontos.

    Por fim, a piora do mês reflete o número crescente de empresas citando preocupações com as mudanças políticas e as crescentes incertezas econômicas, embora com poucas referências explícitas a um potencial "Brexit". Tal cenário ocasionou uma redução do otimismo na França (segunda maior economia do bloco), contrastando com as perspectivas positivas registradas nas empresas alemãs, maior economia da Zona do Euro.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini