Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1950 Sexta-Feira, 24 de junho de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Reino Unido: Referendo opta pela saída da União Europeia
  • EUA: Produção industrial acelera em junho
  • CPB: Comércio Mundial acelera em abril
  • Alemanha: Clima de Negócios registral significativa alta em junho
  • EUA: Indicador antecedente tem ligeira queda em maio

    Agenda Semanal

    Dados da Economia Brasileira

  • Reino Unido: Referendo opta pela saída da União Europeia

    Na manhã desta sexta-feira (24/06) foi divulgado o resultado final do referendo ocorrido no Reino Unido, que decidiria a permanência ou não na União Europeia - o chamado Brexit. Com quase 52% dos votos a população britânica optou pela saída, situação que eleva o cenário de riscos e incertezas a nível global.

    EUA: Produção industrial acelera em junho

    O Instituto Markit divulgou ontem (23/06) a prévia o Índice de Gerência de Compras (PMI) industrial dos Estados Unidos. Segundo a leitura, já descontadas as influências sazonais, o índice passou de 50,7 pontos em maio para 51,4 pontos em junho, indicando aceleração da atividade industrial americana.

    O índice relativo a novos negócios e de exportação avançaram no sexto mês do ano e impactaram positivamente no resultado. A desvalorização do dólar em relação ao começo do ano, puxou as exportações para cima.

    Ademais, apesar da melhora do mês atual, o segundo trimestre foi o pior tanto em termos de produção quanto de nível de emprego no setor desde 2009.

    CPB: Comércio Mundial acelera em abril

    Segundos dados divulgados ontem (23/06) pelo CPB Netherlands, o volume de comércio mundial cresceu 0,6% em abril, após retração de 0,6% em março, já descontadas as influências sazonais. Por sua vez, a produção industrial, no mesmo período, apresentou crescimento de 0,5%, ante 0,2% no mês precedente.

    As economias desenvolvidas apresentaram alta de 0,9% nas importações, reflexo dos resultados positivos apresentado pelos Estados Unidos (1,8%) e Zona do Euro (1,4%), apesar da retração apresentada pelo Japão (-3,8%). Já a alta de 2,4% das exportações decorre, principalmente, da forte expansão da Zona do Euro (3,5%) e mais moderada dos Estados Unidos (1,8%), contrapondo-se a variação negativa do Japão (-1,4%).

    Nas economias emergentes, as importações caíram 2,4%, enquanto as exportações variaram 0,3%. Vale citar a forte queda das importações dos países asiáticos (-3,4%) e da América Latina (-0,6%). Já estes mesmos blocos apresentaram variação das exportações de 0,4% e -1,3%, respectivamente.

    Ademais, apesar de resultados dispares, crises econômicas internas e turbulências mundiais têm impactado no comércio de muitas economias, que sofrem também, com a volatilidade do dólar.

    Alemanha: Clima de Negócios registral significativa alta em junho

    O instituto IFO divulgou na manhã de hoje (24/06), o Índice de Clima de Negócios da Alemanha. De acordo com o relatório, o índice registrou crescimento na passagem de maio para junho, passando de 107,8 para 108,7 pontos, já levando em consideração os ajustes sazonais necessários. As perspectivas de negócio no curto prazo melhoraram de forma significativa.

    O relatório atual registrou um aumento no índice de clima de negócios na indústria de transformação, com destaque para a primeira expectativa otimista desde janeiro, refletindo um aumento nas encomendas. Ainda assim, é importante ressaltar que mais de um terço dos fabricantes que foram ouvidos pela pesquisa temem que a saída do Reino Unido da União Europeia tenha um impacto negativo.

    No que diz respeito ao comercio atacadista, o clima de negócios atingiu o maior patamar desde fevereiro de 2012. Quanto ao comércio varejista, o índice registrou queda, mas permanece muito acima da média de longo prazo. Por fim, o índice relativo ao setor de construção quanto a avaliação da situação atual atingiu o seu mais alto nível desde a reunificação do país, já suas expectativas de negócios apresentaram uma queda marginal.

    EUA: Indicador antecedente tem ligeira queda em maio

    A The Conference Board divulgou ontem (24/06) os resultados do Indicador Antecedente (Leading Economic Index – LEI) dos Estados Unidos referente ao mês de maio. Segundo a publicação, o índice apresentou queda de 0,2% em maio, atingindo o nível de 123,7 pontos, após registrar um aumento de 0,6% em abril e outro de 0,1% em março.

    Por sua vez, o Índice de Coincidente Econômico (Coincidente Economic Index - CEI) permaneceu estável em maio, inalterado em 113,5 pontos, após um aumento de 0,2% em abril. O Índice Lagging da Economia (LAG), aumento em 0,3% em maio, atingindo 121,9 pontos, após aumento de 0,2% em abril e 0,6% em março.

    Por fim, este resultado reforça o cenário de abrandamento da atividade econômica americana no segundo trimestre, aumentando a vigilância do Fed e retardando o retorno da normalização da sua política monetária. Cabe ressaltar que após o advento do Brexit, os riscos e a incerteza de um novo retardamento do aumento do juro americano cresceram.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini