Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1954 Quinta-Feira, 30 de junho de 2016
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança do Comércio continua melhorando
  • FGV: Confiança no Setor de serviços registra nova alta em junho

    Economia Internacional

  • Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico recua em junho
  • Reino Unido: Confiança do Consumidor permanece negativa em junho

    Dados da Economia Brasileira

  • FGV: Confiança do Comércio continua melhorando

    Nesta manhã (30/06) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de junho. Segundo a leitura, na série com ajuste sazonal, o Índice apresentou variação de 3,95%, totalizando 73,7 pontos e chegando ao maior patamar desde maio de 2015.

    O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aborda a percepção dos comerciantes em relação ao momento atual, subiu 3,8%, atingindo 64,9 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM), variou 4,1% no período, alcançando 83,6 pontos.

    Apesar da melhora expressiva, o ICOM continua abaixo da média histórica e ainda não permite afirmar reversão do quadro de declínio no curto prazo, apenas abrandamento da tendência de queda. Ademais, tal resultado sinaliza que o setor está menos pessimista quanto ao futuro.

    FGV: Confiança no Setor de serviços registra nova alta em junho

    De acordo com dados divulgados nesta manhã (30/06) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança de Serviços (ICS) cresceu 2,7% em junho deste ano, chegando a 72,4 pontos, ante 70,5 pontos registrados no mês de maio (na série livre de influências sazonais). Com esse resultado o indicador chegou a sua quarta alta consecutiva, sendo o maior nível desde junho de 2015.

    Em junho, o Índice de Situação Atual (ISA-S) registrou uma alta de 1,5%, passando de 66,5 para 67,5 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) registrou seu terceiro crescimento seguido, subindo 4,0% na passagem de maio para junho, passando de 75,0 para 78,0 pontos. É importante ressaltar que com o resultado, o IE-S abriu uma distância recorde de 10,5 pontos em relação ao ISA-S e apresentou a primeira variação interanual positiva desde novembro de 2012.

    Por fim, há sinais de melhora na curva de confiança do setor de serviços, ainda que o patamar médio dos indicadores continue muito abaixo em termos históricos. Tal melhora tem sido sustentada pela contínua redução do pessimismo em relação aos meses seguintes e tem um perfil disseminado entre os diversos segmentos pesquisados - incluindo uma sinalização de arrefecimento no ritmo de cortes previstos para o quadro de trabalhadores.

    Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico recua em junho

    A Comissão Europeia (EC) divulgou ontem (29/06) o Índice de Sentimento Econômico (Economic Sentiment Indicator – ESI) da Zona do Euro. De acordo com a publicação, após dois meses seguidos de alta, o índice recuou 0,2 ponto em junho, atingindo 104,4 pontos. Por sua vez, o índice relativo à União Europeia como um todo, variou 0,1 ponto, chegando ao nível de 105,7 pontos. Vale ressaltar que esta pesquisa foi realizada antes do anúncio do resultado do referendo do Brexit.

    Dentre os itens analisados, destaque para a confiança da indústria (+0,9 ponto), com alta no número de pedidos e melhora no nível de estoques. Por outro lado, apresentaram retração: confiança de serviços (-0,5 ponto), confiança do consumidor (-0,3 ponto), comércio no varejo (-2,5 pontos) e construção (-0,5 ponto).

    Por fim, o Indicador de Clima de Negócios (Business Climate Indicator – BCI) da Zona do Euro também foi divulgado ontem, pela mesma instituição. O BCI apontou leve queda (de 0,04 ponto) em junho, atingindo 0,22 ponto. Tal resultado decorre da influência negativa dos indicadores que mensuram pedidos para exportação e produção passada.

    Reino Unido: Confiança do Consumidor permanece negativa em junho

    Nesta quarta-feira (29/06) a GfK (Associação Alemã de Pesquisas ao Consumidor) divulgou o Índice de Confiança do Consumidor do Reino Unido referente ao mês de junho. De acordo com a publicação, o índice não registrou variação na comparação com o mês de maio, permanecendo em contração de 1,0 pontos (a metodologia permite índices negativos).

    No que diz respeito a Situação Financeira Pessoal, o Índice que mede as mudanças durante os últimos doze meses apresentou um crescimento de 2,0 pontos, atingindo em junho a marca de 6,0 pontos.

    Com relação a Situação Econômica Geral do país durante os últimos 12 meses, houve a manutenção do resultado do mês anterior, quando foi registrado -13 pontos. Tal resultado representa uma queda de 17 pontos na comparação com o mesmo período de 2015.

    Por sua vez, as Expectativas da Situação Atual Geral para os próximos doze meses atingiu -14 pontos em junho, 18 pontos inferior ao registrado em junho de 2015.

    O cenário econômico ao qual o Reino Unido se encontra no atual momento é de muita instabilidade e tornou-se uma incógnita após os últimos acontecimentos ocorridos no último dia 23 (referendo que optou pela saída da União Europeia). Pode-se esperar muita volatilidade na Confiança do Consumidor, pelo menos até que as negociações do Brexit atinjam um patamar em que se tenha uma ideia dos impactos nas relações política e econômicas.

     
     Copyright © 2016 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini