Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link.
Informativo eletrônico - Edição 1963 Quarta-Feira, 13 de julho de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMS: Setor de serviços apresenta leve retração em maio

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção industrial recua em maio
  • OCDE: Taxa de desemprego dos países desenvolvidos segue declinando

Dados da Economia Brasileira




PMS: Setor de serviços apresenta leve retração em maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã (13/07) a sua Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).  Segundo a leitura, na série ajustada sazonalmente, o volume de serviços caiu 0,1% em maio, após já ter recuado 1,6% em abril. Com relação a variação acumulada em 2016, o setor registra retração de 5,1%, já a taxa acumulada em 12 meses ficou em -4,8%.




Na abertura por atividades, o resultado é explicado pela retração de 0,2% em Serviços de informação e comunicação, e a estabilidade nos Serviços prestados às famílias (0,0%). Por outro lado, apresentaram variações positivas: Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,5%); Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,7%) e Outros serviços (1,2%). 



A tendência declinante sinaliza que a reversão ainda não ocorreu no setor, refletindo, sobretudo, a acentuada deterioração do mercado de trabalho e da renda.


Zona do Euro: Produção industrial recua em maio

A produção industrial da Zona do Euro caiu 1,2% em maio, após alta de 1,4% no mês de abril (dados dessazonalizados), segundo relatório divulgado nesta manhã (13/07) pelo Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat). Na comparação com o mesmo período de 2015, a produção industrial da região apresentou alta de 0,5%.



Todos os componentes analisados apresentaram contração na passagem mensal: bens intermediários (-0,4%), bens de capital (-2,3%), bens de consumo duráveis (-1,4%), bens de consumo não duráveis (-0,1%) e energia (-4,3%).

As principais economias pertencentes ao bloco registraram variações negativas em suas produções no mês de maio: Alemanha (-1,3%), Espanha (-0,6%), França (-0,5%), Itália (-0,6%) e Portugal (-4,4%).



OCDE: Taxa de desemprego dos países desenvolvidos segue declinando  

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou ontem (12/07) a Taxa de Desemprego Harmonizada (HUR) referente ao mês de maio para os 34 países-membros da organização. De acordo com o relatório atual, já descontados os efeitos sazonais, a taxa de desemprego do grupo apresentou uma queda de 0,1 p.p em relação a abril, passando de 6,3% para 6,4%. Além disto, o resultado fica 1,8 p.p. abaixo do pico registrado em janeiro de 2013. 

A taxa de desemprego na Zona do Euro ficou em 10,1%, apontando queda em cerca de metade dos países, tendo a Espanha como o país que registrou a maior queda (0,3 p.p) chegando ao patamar de 19,8%. Em contrapartida, a taxa de desemprego aumentou em países como a Áustria, Bélgica e Letônia.

Por sua vez, os Estados Unidos foi o país que exibiu a maior queda em sua taxa de desemprego, atingindo 4,7%, o nível mais baixo desde novembro de 2007. O Canadá registrou uma taxa de desemprego de 6,9%, queda de 0,2 p.p na comparação com o mês anterior. Já o Japão apresentou 3,2% de desemprego e o México 4,0%, ambos permanecendo estáveis em relação a leitura anterior, situação que, de acordo com a publicação, ocorre em cerca de um terço dos países da OCDE.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499