Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1967 Terça-Feira, 19 de julho de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • OCDE: Nível de emprego dos países de alta renda continua aumentando
  • ZEW: Sentimento Econômico da Alemanha registra drástica queda em julho
  • Reino Unido: Inflação tem ligeira alta em junho

Dados da Economia Brasileira




OCDE: Nível de emprego dos países de alta renda continua aumentando

A OECD (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) divulgou ontem (18/07) o nível de emprego para os países membros. De acordo com o relatório, o nível de emprego variou 0,3 p.p. no primeiro trimestre de 2016, frente ao último trimestre do ano passado, atingindo o patamar de 66,8%.



Os Estados Unidos variaram 0,4 p.p., na mesma base comparativa, totalizando 69,3%. Na Zona do Euro, o nível de emprego também variou 0,4 p.p., chegando a 65,1%, com destaque para a Alemanha, cuja alta de 0,2 p.p. levou o nível a atingir 74,4%. 

Dentre as demais economias mencionadas no relatório, pode-se citar o crescimento de 0,3 p.p. registrado no França (64,2%), de 0,4 p.p. no Japão (74,0%) e de 0,1 p.p. no Reino Unido (73,3%).

Assim, há um movimento ascendente no nível de emprego das principais economias mundiais, refletindo, em grande parte, um crescimento mais célere.?





ZEW: Sentimento Econômico da Alemanha registra drástica queda em julho

Na manhã de hoje (19/07), o Instituto alemão ZEW divulgou o Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referente ao mês de julho, o primeiro após a votação pela saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). De acordo com a publicação, o índice ZEW – que mensura as expectativas do país (Alemanha) – registrou uma drástica queda no mês de julho, caindo 26,0 pontos e atingindo o patamar -6,8 pontos. O resultado é o nível mais baixo desde novembro de 2012 e a média de longo prazo do indicador é de 24,3 pontos.

No que tange a avaliação da Situação Atual da Alemanha, houve uma queda de 4,7 pontos e agora este registra 49,8 pontos. O Indicador de Expectativas, por sua vez, assim como o de Situação Atual, também exibiu uma piora em julho, apresentando 34,9 pontos, uma queda de 14,7 pontos. 

Com relação ao Indicador da Situação Atual na Zona do Euro, houve também uma deterioração drástica, atingindo o patamar de 12,4 pontos.

Por fim, o referendo do último dia 23 de junho, onde o Reino Unido decidiu sair da União Europeia (Brexit), mostra seus primeiros resultados, surpreendendo os especialistas do mercado financeiro. A deterioração significativa das perspectivas econômicas está relacionada em grande parte aos impactos incertos que a decisão irá causar na economia alemã e nos demais países do bloco.

Reino Unido: Inflação tem ligeira alta em junho

O Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido divulgou na manhã de hoje (19/07) o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país referente ao mês de junho. De acordo com as informações do relatório, a inflação britânica acumulada em doze meses registrou alta de 0,5%, ante uma variação de 0,3% registrada em maio. 

Em junho, foi registrado aumento nas tarifas aéreas, nos preços dos combustíveis, e em uma variedade de produtos e serviços recreativos/culturais. Em contrapartida, as altas do mês foram parcialmente compensadas por quedas no preço dos móveis e nos serviços de hospedagem. 

Por fim, o Índice de Preços de Varejo (RPI), responsável pela medida de longo prazo da inflação do Reino Unido, apresentou alta de 0,9% em junho, ante 0,7% registrado no mês precedente





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499