Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Se não quiser receber nossos e-mails sobre Macro Visão, descadastre-se
Informativo eletrônico - Edição 1973 Quarta-Feira, 27 de julho de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança do Comércio avança novamente

Economia Internacional

  • EUA: Confiança do Consumidor registra leve queda em julho
  • EUA: Prévia do PMI Composto sugere ligeira queda em julho
  • Reino Unido: PIB cresce 0,6% no segundo trimestre

Dados da Economia Brasileira




FGV: Confiança do Comércio avança novamente

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta manhã (27/07) o Índice de Confiança do Comércio (ICOM). Segundo a publicação, o índice apresentou alta de 1,63% em julho, após elevação de 3,95% no mês anterior (dados ajustados sazonalmente). Com tal variação, o ICOM chegou a 74,9 pontos, o maior patamar desde maio de 2015.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu 1,85% em julho, chegando a 66,1 pontos. Enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) cresceu 1,44% no período, alcançando 88,2 pontos.

No mais, o relatório ressalta a queda do pessimismo no setor, mas aponta a necessidade de sinais mais sólidos quanto a recuperação da demanda.





EUA: Confiança do Consumidor registra leve queda em julho

Ontem (26/07) o The Conference Board divulgou o Índice de Confiança do Consumidor (Consumer Confidence Index – CCI) para os Estados Unidos. No mês de julho, o índice chegou a 97,3 pontos, levemente inferior ao registrado no mês passado (97,4 pontos).

A queda na passagem mensal reflete a retração no Índice de Expectativas, que passou de 84,6 para 83,3 pontos. Por outro lado, houve elevação do Índice de Situação Atual, que chegou a 118,3 pontos ante 116,6 pontos em junho.

Apesar do resultado, a avaliação dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação às condições atuais de negócios melhorou ligeiramente no mês de julho, sugerindo que a economia continuará se expandindo de forma moderada.

.


 

EUA: Prévia do PMI Composto sugere ligeira queda em julho

O instituto Markit divulgou na manhã de hoje (27/07) a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos referente ao mês de julho. De acordo com o relatório, a prévia do índice do mês em questão atingiu o patamar de 51,5 pontos, já descontadas as influências sazonais, superior ao registrado em junho (51,2 pontos) e sinaliza a segunda aceleração consecutiva na taxa de crescimento do produto.


Com relação ao setor de serviços, a prévia registrada para julho foi de 50,9 pontos, abaixo do resultado apresentado em junho (51,4 pontos). Vale ressaltar que este resultado foi o mais fraco da sequência atual de cinco meses de expansão.



 

Reino Unido: PIB cresce 0,6% no segundo trimestre

Foi divulgado na manhã de hoje (27/07), pelo Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido, o resultado prévio do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido para o segundo trimestre de 2016. Na série livre de efeitos sazonais, o PIB britânico entre os meses de abril e junho apresentou um crescimento de 0,6%, ante um crescimento de 0,4% registrado no primeiro trimestre do ano (janeiro-março).



A produção apresentou crescimento em dois grandes grupos industriais da economia no segundo trimestre do ano. No setor de Serviços houve um aumento de 0,5% e na Indústria a expansão foi de 2,1%. Em contrapartida, no setor da Construção apresentou queda de 0,4% e na Agricultura registrou uma retração de 1,0%.

Por fim, o PIB estimado no segundo trimestre de 2016 foi 7,7% maior que o pico do produto pré-recessão econômica no primeiro trimestre de 2008. Vale ressaltar que a economia havia encolhido 6,3% entre o pico e a mínima registrada no segundo trimestre de 2009.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499