Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1975 Sexta-Feira, 29 de julho de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Taxa de desemprego continua subindo
  • FGV: Confiança da Indústria exibe forte avanço em julho
  • FGV: Confiança de Serviços cresce 5,0% em julho


Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira




IBGE: Taxa de desemprego continua subindo

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,3% no trimestre encerrado em junho, segundo dados da PNAD divulgados nesta manhã (29/07) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na série dessazonalizada pelo Depecon/FIESP a taxa subiu de 10,9% para 11,2%.


A população desocupada chegou a 11,6 milhões de pessoas. Já a população ocupada ficou estável na comparação com o trimestre anterior.

Por sua vez, o rendimento médio real caiu 1,5%, na passagem trimestral e 4,2% em relação à igual trimestre de 2015. No mais, a contínua elevação da taxa de desemprego dificulta a retomada de alguns setores, com retração na renda e as incertezas quanto ao futuro.
.





FGV: Confiança da Indústria exibe forte avanço em julho
 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (29/07) o resultado final do Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de julho. De acordo com a publicação, livre de efeitos sazonais, houve avanço de 4,4% no índice, passando de 83,4 para 87,1 pontos, o nível mais alto desde novembro de 2014.




Na abertura do ICI, o Índice de Expectativa (IE) passou de 85,7 pontos em junho para 89,0 pontos no mês atual, enquanto o Índice da Situação Atual (ISA) variou de 80,5 pontos para 85,2 pontos em julho. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu de 73,9% para 74,3%.

Por fim, embora a confiança ainda esteja num patamar historicamente baixo, os sinais emitidos pelo índice são de uma recuperação – embora moderada – do setor nos próximos meses.





FGV: Confiança de Serviços cresce 5,0% em julho

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje pela manhã (29/07) o Índice de Confiança de Serviços (ICS) referente ao mês de julho. A confiança subiu 5,0% na comparação com o mês anterior, atingindo 76,0 pontos, ante 72,4 pontos registrados no mês de junho (na série livre de influências sazonais). O índice, com esse resultado, registra a quinta alta consecutiva, apontando o maior nível desde maio do ano passado.



Em julho, o Índice de Situação Atual (ISA-S) passou de 67,5 para 71,1 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-S) alcançou o patamar de 81,4 pontos, ante 78,0 pontos registrado no mês anterior. Vale registrar que no mês de julho, 11 das 13 atividades pesquisadas registraram alta em sua confiança, refletindo tanto os avanços do índice que mede o pulso do setor em relação ao momento atual quanto o que capta as expectativas para os próximos meses.

Por fim, o NUCI do setor de Serviços (nova série) alcançou o patamar de 82,9% em julho, ante 82,7% em junho, retornando ao nível de capacidade utilizada do início do ano. Tal resultado representa o segundo avanço seguido, situação inédita na série iniciada em 2013, embora ainda permaneça muito baixo em termos históricos.





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499