Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1978 Quarta-Feira, 03 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FENABRAVE: Venda de veículos registra alta em julho

Economia Internacional

  • China: Indústria puxa atividade econômica em julho
  • OCDE: Inflação dos países membros apresenta leve alta
  • Zona do Euro: PMI Composto registra alta em julho
Dados da Economia Brasileira




FENABRAVE: Venda de veículos registra alta em julho

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou na última terça-feira (02/08) o volume de vendas de Autoveículos referentes ao mês de julho. De acordo com as informações contidas no relatório, no mês em questão o volume de vendas total registrou uma alta de 6,1%, ante uma queda de 4,2% no mês de junho.


O número de vendas de automóveis apresentou alta de 5,8%, enquanto o de veículos comerciais leves cresceu 5,5%. Já caminhões, ônibus e motocicletas cresceram, respectivamente, 12,0%, 62,3% e 5,7% no período.




China: Indústria puxa atividade econômica em julho

A Markit/Caixin divulgou nesta manhã (03/08) o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da China. De acordo com a leitura, o Índice atingiu 51,9 pontos em julho, frente a 50,3 pontos registrado no mês anterior. Este é o maior patamar desde setembro de 2014, sinalizando uma expressiva expansão da atividade chinesa.



O resultado reflete a primeira alta na indústria em quatro meses (totalizando 50,6 pontos em julho, ante 48,6 pontos em junho), com forte aumento de novos pedidos. Por sua vez, o setor de serviços desacelerou no período em questão, ao passar de 52,7 para 51,7 pontos, resultado da deterioração de todos os componentes analisados. Em ambos setores o nível de emprego apresentou retração.

Por fim, apesar da indústria e dos serviços caminharem em sentidos opostos no último mês, os dados apontam expectativas positivas quanto ao futuro, em ambas atividades.
 
OCDE: Inflação dos países membros apresenta leve alta

Ontem (02/08) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados referentes aos preços ao consumidor (CPI) relativo aos seus países-membros. O relatório informa alta de 0,9% no nível geral de preços no mês de junho, em bases anualizadas, levemente inferior ao registrado no mês anterior (0,8%).

Após deflação de 8,0% em maio, os preços de energia recuaram 7,1% em junho. Já os preços dos alimentos mantiveram-se constantes no sexto mês do ano, após alta de 0,1% no mês passado. Quando excluídos alimentos e energia (itens mais voláteis), a inflação anual permaneceu estável em 1,8%.

 

Dentre as principais economias da OCDE, ainda no acumulado em doze meses, destaque para Japão, que registrou nova queda de 0,4% e os Estados Unidos que segue com alta de 1,0%. Já na Zona do Euro os preços variaram 0,1%, ante -0,1% em maio, tendo a Alemanha (principal economia do bloco) passado de 0,1% para 0,3%.

No mais, na abertura por países emergentes, vale mencionar a China (de 2,0% para 1,9%) e a Índia (de 6,6% para 6,1%). Com relação ao Brasil, a inflação em doze meses passou de 9,3% para 8,8%.
 

  
Zona do Euro: PMI Composto registra alta em julho

Nesta manhã (03/08) o Instituto Markit divulgou o resultado final do Índice de Gerência de Compras (PMI) composto da Zona do Euro referente ao mês de julho. De acordo com a publicação, o índice variou de 53,1 para 53,2 no mês, mostrando sutil aceleração.



Com relação ao PMI de Serviços, o índice de julho registrou novamente uma expansão passando de 52,8 para 52,9 pontos.



Na abertura por países, todas as economias que compõem o Big-Four (países com as maiores economias do bloco) registraram crescimento em suas atividades, em suas novas encomendas e no emprego. No entanto, o otimismo em relação ao desempenho futuro caiu para o menor nível dos últimos 19 meses.

A Alemanha, maior economia do bloco, viu seu PMI composto saltar de 54,4 para 55,3 pontos. Já a França, que é a segunda maior economia da região, registrou uma variação de 49,6 para 50,1 pontos. Por fim, quanto a Espanha e a Itália, demais países que compõem o Big-four, registraram respectivamente 53,7 e 52,2 pontos em julho.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499