Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1979 Quinta-Feira, 04 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Markit: Melhora do PMI brasileiro aponta para estabilização da economia nos próximos meses

Economia Internacional

  • Markit: Atividade econômica global apresenta ligeira aceleração
  • EUA: PMI Composto volta a crescer em julho
  • EUA: Setor de serviços segue em patamares moderados em julho
Dados da Economia Brasileira




Markit: Melhora do PMI brasileiro aponta para estabilização da economia nos próximos meses

O Instituto Markit divulgou na manhã de ontem (03/08) o Índice de Gerência de Compra (PMI) Composto do Brasil referente ao mês de julho. Segundo as informações divulgadas no relatório, o PMI Composto (que abrange a indústria e o setor de serviços) registrou alta na comparação com o mês anterior, passando de 42,3 pontos em junho para 46,4 pontos em julho. O resultado é a marca mais alta desde março do ano passado, embora ainda se encontre abaixo da marca de 50,0 pontos, caracterizando contração (em menor intensidade).

O PMI de Serviços subiu de 41,4 em junho para 45,6 pontos nesta leitura, atingindo o maior patamar desde março de 2015. Foram observados declínios mais brandos em cinco das seis categorias monitoradas, enquanto as atividades de intermediação financeira apresentaram crescimento pela primeira vez em quase um ano e meio. No que tange ao PMI Industrial, o índice do mês de julho chegou a 46,0 pontos, ante 43,2 apresentado no mês anterior. Esse resultado representa a quarta alta seguida.

Conforme diz o relatório, há ainda incertezas quanto uma possível recuperação, muito embora os resultados recentes tenham apontado que a economia está trilhando este caminho.



Markit: Atividade econômica global apresenta ligeira aceleração

O Instituto Markit e o J.P. Morgan, em associação com o ISM e o IFPSM, divulgaram nesta manhã (04/08) o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Global Composto referente ao mês de julho. Segundo a publicação, o índice passou de 51,2 para 51,4 pontos, indicando que a atividade econômica mundial continua em expansão, ainda que moderada.

Na análise dos componentes do índice, todos os principais itens apresentaram variação positiva na passagem mensal. O nível de produção mostrou-se mais sólido, com elevação de novas encomendas e das exportações. O setor de serviços, por sua vez, continuou a decepcionar.  Com relação ao mercado de trabalho, o indicador continua em elevação, porém o ritmo de criação de novas vagas apresentou-se mais fraco.

Por fim, o relatório aponta expansão da atividade econômica nos Estados Unidos, Zona do Euro, China, Japão, Índia e Rússia, enquanto o Brasil aparece como país cujas taxas de declínio desaceleraram.



EUA: PMI Composto volta a crescer em julho


O instituto Markit divulgou ontem (03/08) o resultado final do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos referente ao mês de julho. De acordo com o relatório, o índice do mês em questão atingiu o patamar de 51,8 pontos, já descontadas as influências sazonais. O resultado foi superior a estimativa da prévia divulgada (51,5 pontos) e também ficou acima do resultado do mês de junho, quando o índice registrou 51,2 pontos.

A leitura final do relatório sinalizou o mais rápido crescimento da produção do setor privado desde abril. No entanto, o mais recente aumento na atividade de negócios ainda fica muito abaixo da média e é o mais fraco desde o começo da pesquisa, no final de 2009.

Por fim, o relatório afirma que o ritmo de crescimento econômico se manterá em torno de 1% no terceiro trimestre do ano, desapontando os que tinham expectativas que a economia norte-americana iria aumentar seu ritmo de crescimento.


EUA: Setor de serviços segue em patamares moderados em julho


O Instituto Markit divulgou ontem (03/08) o Índice de Gerência de Compras (PMI) de Serviços dos Estados Unidos. De acordo com a leitura, o setor de serviços americano apresentou expressiva aceleração em julho, ao passar da estabilidade (50,0 pontos) para 51,4 pontos (dados sazonalmente ajustados).

Na passagem mensal, o volume de novos pedidos expandiu de forma moderada, enquanto os indicadores de emprego e de expectativas apresentaram aceleração, influenciando positivamente o resultado. A publicação ainda informa a melhora gradual nas condições econômicas internas.

Para fins de comparação, os dados de Serviços divulgados na mesma data (03/08) pelo ISM apontam retração de 1,0 p.p. no mês, atingindo 55,5% em julho, ante 56,5% em junho. O relatório informa desaceleração da criação de emprego, em oposição às novas encomendas, que seguem evoluindo positivamente.



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499