
Markit: Atividade econômica global apresenta ligeira aceleração
O Instituto Markit e o J.P. Morgan, em associação com o ISM e o IFPSM, divulgaram nesta manhã (04/08) o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Global Composto referente ao mês de julho. Segundo a publicação, o índice passou de 51,2 para 51,4 pontos, indicando que a atividade econômica mundial continua em expansão, ainda que moderada.
Na análise dos componentes do índice, todos os principais itens apresentaram variação positiva na passagem mensal. O nível de produção mostrou-se mais sólido, com elevação de novas encomendas e das exportações. O setor de serviços, por sua vez, continuou a decepcionar. Com relação ao mercado de trabalho, o indicador continua em elevação, porém o ritmo de criação de novas vagas apresentou-se mais fraco.
Por fim, o relatório aponta expansão da atividade econômica nos Estados Unidos, Zona do Euro, China, Japão, Índia e Rússia, enquanto o Brasil aparece como país cujas taxas de declínio desaceleraram.

EUA: PMI Composto volta a crescer em julho
O instituto Markit divulgou ontem (03/08) o resultado final do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto dos Estados Unidos referente ao mês de julho. De acordo com o relatório, o índice do mês em questão atingiu o patamar de 51,8 pontos, já descontadas as influências sazonais. O resultado foi superior a estimativa da prévia divulgada (51,5 pontos) e também ficou acima do resultado do mês de junho, quando o índice registrou 51,2 pontos.
A leitura final do relatório sinalizou o mais rápido crescimento da produção do setor privado desde abril. No entanto, o mais recente aumento na atividade de negócios ainda fica muito abaixo da média e é o mais fraco desde o começo da pesquisa, no final de 2009.
Por fim, o relatório afirma que o ritmo de crescimento econômico se manterá em torno de 1% no terceiro trimestre do ano, desapontando os que tinham expectativas que a economia norte-americana iria aumentar seu ritmo de crescimento.

EUA: Setor de serviços segue em patamares moderados em julho
O Instituto Markit divulgou ontem (03/08) o Índice de Gerência de Compras (PMI) de Serviços dos Estados Unidos. De acordo com a leitura, o setor de serviços americano apresentou expressiva aceleração em julho, ao passar da estabilidade (50,0 pontos) para 51,4 pontos (dados sazonalmente ajustados).
Na passagem mensal, o volume de novos pedidos expandiu de forma moderada, enquanto os indicadores de emprego e de expectativas apresentaram aceleração, influenciando positivamente o resultado. A publicação ainda informa a melhora gradual nas condições econômicas internas.
Para fins de comparação, os dados de Serviços divulgados na mesma data (03/08) pelo ISM apontam retração de 1,0 p.p. no mês, atingindo 55,5% em julho, ante 56,5% em junho. O relatório informa desaceleração da criação de emprego, em oposição às novas encomendas, que seguem evoluindo positivamente.

.gif)
|