Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1980 Sexta-Feira, 05 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Anfavea: Produção de veículos recua em julho

Economia Internacional

  • Reino Unido: Banco Central aumenta estímulos monetários
  • EUA: Mercado de trabalho segue avançando

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



Anfavea: Produção de veículos recua em julho

A ANFAVEA divulgou na manhã de ontem (04/08) os resultados da produção de veículos referente ao mês de julho. Segundo a publicação, já considerando os ajustes sazonais, a produção nacional de autoveículos registrou queda de 2,6% em relação ao mês anterior, após alta de 14,5% apresentada em junho.

Dentre as diversas categorias de veículos, a única a apresentar expansão foi Ônibus (2,1%), registrando a segunda alta consecutiva e sucedendo uma elevação de 26,0% observado em junho. Por sua vez, Automóveis recuou 2,1% na passagem mensal, enquanto Comerciais leves apresentou retração de 1,1%. Após alta de 9,2%, a produção de Caminhões apresentou forte queda de 10,6% em julho.

Por fim, as vendas totais de veículos apontaram alta de 5,0% em julho, sendo esta a segunda alta seguida.




Reino Unido: Banco Central aumenta estímulos monetários

Ontem (04/08) o Bank of England (BOE) divulgou o relatório da reunião do The Bank of England's Monetary Policy Committee (MPC), que definiu a política monetária inglesa. O MPC votou por um pacote adicional de estímulos monetários não convencionais para tentar impulsionar o crescimento e para alcançar um retorno sustentável da inflação para meta (2,0%).

Entre essas medidas estão: redução da taxa dos bancos para 0,25%; a compra de até £ 10 bilhões de obrigações de empresas do Reino Unido; e uma expansão do regime de compra de títulos do governo do Reino Unido de £ 60 bilhões, levando o estoque total destas compras de ativos para £ 435 bilhões.

De acordo com o relatório divulgado, após a votação do Brexit, houve piora nas perspectivas de crescimento de curto e médio prazo, incluindo um eventual aumento do desemprego.

EUA: Mercado de trabalho segue avançando

A taxa de desemprego dos Estados Unidos permaneceu em 4,9% (ajustado sazonalmente), segundo dados divulgados nesta manhã (05/08) pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho (Bureau of Labor Statistics - BLS). Desta forma, o país encerrou o mês de julho com 7,8 milhões de pessoas desempregadas.



Na leitura atual, a criação de emprego permaneceu em patamares historicamente elevados, com aumento de 255 mil postos de trabalho em julho, sendo 217 mil no setor privado, superando o que era esperado pelo mercado (180 mil). De modo geral, as maiores altas ocorreram em serviços (70 mil), com destaque para serviços de saúde e financeiros. A indústria manteve-se praticamente estável no período. Por outro lado, o setor de mineração continua em queda (-6 mil).

Ademais, o instituto ADP dos Estados Unidos também apresentou o resultado referente ao emprego do setor privado do país nesta semana. Na publicação, consta criação de 179 mil vagas entre os meses de junho e julho, já descontando os efeitos sazonais.

Deste modo, apesar dos dados de emprego avançarem positivamente, ainda é incerta a retomada da alta de juros no país, tendo em vista que o crescimento econômico tem sido irregular nos últimos trimestres.





 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499