Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1987 Terça-Feira, 16 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional
  • ZEW: Sentimento Econômico da Alemanha registra melhora após drástica queda
  • Reino Unido: Inflação apresenta leve alta em julho
  • EUA: Inflação desacelera em julho
     

Dados da Economia Brasileira



ZEW: Sentimento Econômico da Alemanha registra melhora após drástica queda

O instituto alemão ZEW divulgou na manhã de hoje (16/08) o Índice de Sentimento Econômico da Alemanha referentes ao mês de agosto. De acordo com a publicação, o índice ZEW - que mensura as expectativas do país - voltou a subir após registrar uma drástica retração de 26,0 pontos entre junho e julho, que levou o índice a patamares negativos (-6,8 pontos). No mês de agosto, o índice apresentou alta de 7,3 pontos atingindo 0,5 pontos.

Na abertura do índice, aquele que mensura a Situação Atual da Alemanha aferiu alta de 7,8 pontos e atingiu os 57,6 pontos. O Indicador de Expectativas, por sua vez, registrou 4,6 pontos.

Com relação ao Indicador da Situação Atual na Zona do Euro, após registrar -12,4 pontos no mês anterior, o indicador cresceu 2,1 pontos e agora está no patamar de -10,3 pontos.

Vale registrar que as drásticas quedas apresentadas no mês anterior estão relacionadas com a decisão pela saída do Reino Unido da União Europeia, uma vez que o relatório apresentado em julho foi o primeiro após o Brexit. Por fim, parece que os mercados internacionais já absorveram o resultado sem grandes turbulências.

Reino Unido: Inflação apresenta leve alta em julho

O Departamento de Estatísticas Nacionais (ONS) do Reino Unido divulgou hoje (16/08) o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país referente ao mês de julho. A inflação britânica acumulada em doze meses apresentou ligeira aceleração ao atingir 0,6%, frente a alta de 0,5% no mês anterior.

Os principais contribuintes para a variação mensal foram a elevação nos preços de combustíveis, bebidas alcoólicas e serviços de hospedagem. Já os preços de alimentos recuaram no período.

Por fim, o Índice de Preços de Varejo (RPI), responsável pela medida de longo prazo da inflação do Reino Unido, apresentou alta de 1,9% em julho, ante 1,6% registrado no mês precedente. 


EUA: Inflação desacelera em julho

Nesta manhã (16/08), a Bureau of Labor Statistics (BLS) divulgou seu Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referente ao mês de julho. Na série dessazonalizada, a inflação americana permaneceu inalterada (0,0%) na passagem mensal para julho. No acumulado dos últimos doze meses, a inflação americana desacelerou de 1,0% para 0,8%.

Após quatro meses em alta, o item Energia recuou em julho (-1,6%) como consequência da acentuada retração no índice de gasolina. Por sua vez, Alimentos permaneceu estável no sétimo mês do ano. No acumulado de doze meses, estes grupos variaram respectivamente -10,9 e 0,2%.

Quando excluídos os itens Alimentos e Energia (altamente voláteis), a inflação mensal foi de 0,1%, já nos últimos doze meses até julho a alta dos preços chega a 2,2%.

Após este resultado baixista da inflação e a divulgação de indicadores sinalizando para a ausência de aceleração da atividade no terceiro trimestre, é improvável que o Fed aumente sua taxa de juro nas próximas reuniões, ganhando força as apostas de que a entidade irá fazê-lo apenas na última reunião do ano ou apenas no ano que vem.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499