Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1990 Sexta-Feira, 19 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Empresariado paulista retoma otimismo
Economia Internacional
  • EUA: Indicador antecedente sobe pelo segundo mês

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Empresariado paulista retoma otimismo

Foi divulgado na tarde do último dia (16/08), pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Brasil. De acordo com a publicação, o índice atingiu o patamar de 51,5 pontos no mês de agosto, 4,2 pontos acima do registrado no mês anterior (47,3 pontos), além de estar acima em 1,5 ponto do nível de estabilidade (50,0 pontos). O resultado representa a recuperação da confiança dos empresários após 28 meses de pessimismo.

A FIESP/CNI também divulgou (16/06) o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). Segundo o relatório, o indicador chegou a 50,2 pontos em agosto, ante 45,9 pontos em julho, ficando acima em 0,2 ponto da estabilidade (50,0 pontos) e de sua média histórica (49,9 pontos), sinalizando o retorno da confiança desse empresário paulista.



Dentre os componentes avaliados no ICEI-SP, o indicador de condições atuais registrou 41,4 pontos em agosto, após atingir 38,0 pontos no mês passado. Por sua vez, o indicador de expectativas para os próximos seis meses subiu de 49,9 para 54,6 pontos.

O quadro atual sinaliza para a recuperação da confiança dos empresários, no entanto, o resultado do ICEI-SP ainda demostra pouco otimismo em relação as condições atuais. A grande melhora da confiança está pautada nas expectativas.
 



EUA: Indicador antecedente sobe pelo segundo mês

Na manhã de ontem (18/08) a The Conference Board divulgou os resultados do Indicador Antecedente (Leading Economic Index - LEI) dos Estados Unidos. No mês de julho, o índice apresentou alta de 0,4%, após expansão de 0,3% no mês anterior. Com este resultado, o indicador atingiu o patamar de 124,3 pontos.

O Índice Coincidente Econômico (Coincidente Economic Index - CEI) também registrou elevação de 0,4% no mês de julho, totalizando 113,9 pontos. Esta alta, sucede expansão de 0,2% em junho.

Por sua vez, o Índice Lagging da Economia (LAG) apresentou ligeira alta em julho (0,1%), atingindo 121,8 pontos, ante declínio de 0,1% no mês passado.

Estes indicadores são importantes termômetros de ciclos econômicos e sugerem que a atividade econômica americana deve continuar altista até o final deste ano, embora em ritmo mais moderado, mas aumenta a pressão em cima do Fed quanto ao processo de normalização da política monetária.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499