Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1992 Terça-Feira, 23 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Prévia da Confiança na industrial indica ligeira queda em agosto
Economia Internacional
  • Zona do Euro: Prévia do PMI composto acelera em agosto
  • Alemanha: Prévia do PMI composto projeta queda em agosto

Dados da Economia Brasileira





FGV: Prévia da Confiança na industrial indica ligeira queda em agosto

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (23/08) o resultado prévio do Índice de Confiança da Indústria (ICI) referente ao mês de agosto. De acordo com a publicação, livre de efeitos sazonais, houve uma queda de 0,2 % no índice do mês atual, passando de 87,1 para 86,9 pontos, após alta de 4,4% no mês anterior.

Na abertura por componentes do ICI, na prévia de agosto o Índice de expectativa (IE) apresentou queda de 1,3%, atingindo 87,8 pontos. Enquanto o Índice da Situação atual (ISA) avançou 1,6% no mesmo período, alcançando a 84,8 pontos.

Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou variação negativa de -0,3%, após registrar ligeira alta de 0,5 % no mês anterior, atingindo 74,1 pontos na prévia de agosto.




Zona do Euro: Prévia do PMI composto acelera em agosto

O Instituto Markit divulgou nesta manhã (23/08) a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de agosto. O relatório aponta para o maior resultado dos últimos sete meses no indicador, ao atingir 53,3 pontos, ante 53,2 em julho.

A prévia sinaliza alta do PMI de Serviços, ao passar de 52,9 para 53,1 pontos, o maior índice dos últimos três meses. Por sua vez, estima-se uma leve contração no PMI Industrial, atingindo 51,8 pontos, frente a 52,0 observado na leitura do mês passado.

Na passagem mensal, houve desaceleração de novos pedidos no setor industrial e um menor otimismo no setor de serviços levou a uma queda no ritmo de geração de empregos na região.  Para este terceiro trimestre, estima-se crescimento econômico moderado no bloco, semelhante ao registrado nos seis primeiros meses do ano.

Alemanha: Prévia do PMI composto projeta queda em agosto

Nesta manhã (23/08) o Instituto Markit divulgou a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Alemanha referente ao mês de agosto. Segundo a leitura, o índice passou de 55,3 pontos em julho para uma projeção de 54,4 pontos em agosto. Vale ressaltar que apesar da queda prevista, no mês de agosto a produção do setor privado prosseguiu em ritmo de expansão mantendo a tendência de crescimento amplo observada nos últimos três anos.

Com relação ao setor de Serviços, grande responsável pela queda observada no mês, houve uma variação de 54,4 para 53,3 pontos no mês. O resultado registrado é o menor grau de alta observado nos últimos 15 meses.

Por fim, os resultados apresentados no relatório destacam o crescimento ininterrupto da economia alemã. No entanto, as novas encomendas e o nível de emprego cresceram a taxas ligeiramente mais fracas no mês, assinalando que as condições de negócio estão piores de julho para cá.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499