Informativo eletrônico - Edição 1994 |
Quinta-Feira, 25 de agosto de 2016 |
|
Prezado leitor,
Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:
Economia Brasileira
- FGV: Confiança do Comércio registra considerável alta em agosto
Economia Internacional
- Alemanha: Clima de Negócios recua novamente
- EUA: prévia do PMI sinaliza retração da indústria em agosto
Dados da Economia Brasileira

.gif)
|

FGV: Confiança do Comércio registra considerável alta em agosto
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (25/08) o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de agosto. Na série com ajuste sazonal, o Índice apresentou variação de 9,6%, atingindo 82,1 pontos ante 74,9 pontos registrado em julho.

O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aborda a percepção dos comerciantes em relação ao momento atual, cresceu 8,9%, chegando a 72,1 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM), apresentou variação de 9,7% no período, alcançando 93,0 pontos, sendo este o maior nível desde agosto de 2014 (95,0).
Finalizando, vale ressaltar que a alta do ICOM registrada no mês foi bastante disseminada entre os setores, registrando altas em 12 dos 13 segmentos principais pesquisados. Enquanto o ISA-COM apresentou avanço em 8 dos 13 setores, e o IE-COM cresceu em todos os segmentos.

.gif)
|

Alemanha: Clima de Negócios recua novamente
O Instituto IFO divulgou hoje (25/08) o Índice de Clima de Negócios da Alemanha. Segundo a publicação, a confiança das empresas alemãs apresentou considerável deterioração entre julho e agosto, ao passar de 108,3 para 106,2 pontos (ajustados sazonalmente). Tanto a situação atual de negócios (de 114,8 para 112,8 pontos), quanto as expectativas para os próximos meses (de 102,1 para 100,1 pontos) retraíram na variação mensal.
Em relação a indústria, o Índice de Clima de Negócios recuou em quase todos os ramos industriais na passagem mensal, de forma mais acentuada nas indústrias químicas e elétricas. No Comércio atacadista e varejista, os agentes também estão menos otimistas. Por sua vez, no setor de Construção, o indicador de clima de negócios manteve-se estável em nível recorde, devido principalmente às Expectativas de Negócios para os meses subsequentes.

EUA: prévia do PMI sinaliza retração da indústria em agosto
Na última terça-feira (23/08) o Instituto Markit divulgou a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) Industrial dos Estados Unidos. Na séria ajustada sazonalmente, o índice atingiu 52,1 pontos em agosto, queda em relação ao mês anterior (52,9 pontos).
Os dados prévios sugerem que a produção deve aumentar pelo terceiro mês consecutivo, impulsionados pela demanda doméstica e pelas exportações. Entretanto, novos pedidos desaceleraram levemente em agosto, assim como as novas contratações.
Apesar da maior cautela por parte dos fabricantes e da queda esperada para agosto, os resultados dos dois últimos meses seguem favoráveis neste terceiro trimestre e devem impactar positivamente o resultado do PIB americano.

.gif)
|


|
Macro Visão é uma publicação da: Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316
Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini |
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos.
Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499 |
|
|