Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1997 Terça-Feira, 30 de agosto de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Taxa de desemprego sobe novamente
  • FGV: IGP-M registra alta 0,15% em agosto
Economia Internacional
  • Alemanha: Inflação segue baixa
  • Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico registra queda em agosto

Dados da Economia Brasileira





IBGE: Taxa de desemprego sobe novamente

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,6% no trimestre encerrado em julho, segundo dados da PNAD divulgados nesta manhã (30/08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na série dessazonalizada pelo Depecon/FIESP a taxa subiu de 11,0% para 11,3%.

 

Entre maio e julho, a população desocupada chegou a 11,8 milhões de pessoas, sendo 3,8% (436 mil pessoas) maior do que o registrado no trimestre imediatamente anterior e 37,4% (3,2 milhões de pessoas) superior ao observado em igual período do ano passado.

Por sua vez, o rendimento médio real manteve-se estável na passagem trimestral, mas caiu 3,0%, em relação a maio e julho de 2015.

Ainda na comparação interanual, retrações acentuadas nos postos de trabalho na indústria geral (-10,6%) e nas atividades voltadas à informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (-9,8%).

 FGV: IGP-M registra alta 0,15% em agosto

Na manhã de hoje (30/08), a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) referentes ao mês de agosto. De acordo com a publicação, o IGP-M de agosto registrou uma variação de 0,15% ante uma variação de 0,18% apresentada no mês anterior. No mesmo período do ano anterior o resultado havia ficado em 0,28%. Em 2016, os preços já acumularam crescimento de 6,25%, enquanto que em doze meses a alta chega a 11,49%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,04% no mês em questão, após cair 0,01% em julho. Na abertura por estágios de processamento, Bens Finais variaram 0,15% em agosto, ante 1,41% no mês anterior. O Subgrupo alimentos processados registrou variação de 0,27% após variar 3,00 no mês anterior, e está entre os maiores responsáveis pelo recuo. A categoria Bens intermediários variou -0,36% ante 0,28% no período predente. No que tange o estágio inicial da produção, o grupo Matérias-Primas Brutas apresentou uma variação de 0,34% no mês atual, em julho o índice havia registrado variação de -1,96%.

Com relação a abertura do IPA por origem de processamento, os bens agropecuários passaram de uma variação de -0,25% em julho para -0,11% em agosto. Com relação aos produtos industriais, o índice atingiu a 0,10%, frente a 0,09% no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,40% no mês atual, superior ao registrado no mês passado (0,29%). Dentre as oito classes de despesa abrangidas pela pesquisa, seis apresentaram aceleração em sua taxa de variação, o grupo Alimentação (0,44% para 0,66%) foi o principal responsável pelo resultado. Também apresentaram acréscimo em suas taxas de variação os grupos: Transportes (-0,04% para 0,27%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,67% para 0,76%), Educação, Leitura e Recreação (0,62% para 0,83%), Comunicação (0,16% para 0,39%) e Vestuário (-0,07% para 0,07%).

Por fim, o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) registrou inflação de 0,26%, abaixo do resultado apresentado em julho (1,09%). Os custos com Matérias, Equipamentos e Serviços variaram 0,26%, ante 0,12% apresentado em julho. Já o item Mão de Obra registrou taxa de 0,26% no período, após alta de 1,93% no mês anterior.



Alemanha: Inflação segue baixa

Nesta manhã (30/08) o Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou o resultado prévio do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referente ao mês de agosto. Segundo o relatório, a inflação do país deve ser de 0,4% no oitavo mês do ano, mesma variação apresentado no mês precedente. No acumulado em doze meses, estima-se alta de 0,3% no nível de preços.

No mais, as baixas taxas de inflação registradas nos últimos meses refletem principalmente as sucessivas retrações apresentadas pelo item Energia.

 
   
Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico registra queda em agosto

A Comissão Europeia (EC) divulgou na manhã de hoje (30/08), o Índice de Sentimento Econômico (Economic Sentiment Indicator - ESI) referente ao mês de agosto. Segundo consta na publicação, o índice da Zona do Euro apresentou queda de 1,0 ponto em relação a julho, atingindo 103,5 pontos. Por sua vez, o índice relativo à União Europeia como um todo caiu 0,9 ponto, chegando ao nível de 103,8 pontos.
 

Dentre as cinco maiores economias da zona do euro, quatro apresentaram queda em seu ESI, a Holanda registrou a maior queda (-3,6), seguido de Itália (-2,1), Espanha (-1,5) e Alemanha (-1,1). A França, por sua vez, registrou um aumento (0,8).

Dentre os itens analisados, a Confiança da Indústria caiu 1,8 ponto, devido as quedas nas avaliações tanto no estoque de produtos realizados como nas expectativas de produção. A Confiança nos Serviços registrou uma variação de -1,2 ponto, em virtude principalmente a uma queda significativa nas expectativas de demanda, e em menor medida na avaliação da demanda e situação de negócios passada. Já Confiança dos Consumidores registrou uma queda de 0,6 ponto, refletindo mais visões pessimistas em relação ao desemprego futuro, que foram apenas parcialmente compensados pelas maiores expectativas de poupança e visões mais otimistas referentes a futura situação econômica geral. Quanto a Confiança no Comércio, houve uma queda de 2,7 pontos em virtude de opiniões mais negativas dos gestores sobre a situação atual e expectativas de negócios.

Finalizando, a Confiança na Construção registrou alta de 0,2 ponto, sendo único a apresentar resultado positivo, em função das maiores expectativas de emprego que ficaram além das avaliações mais obscuras referentes ao nível de encomendas.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499