Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 1999 Quinta-Feira, 01 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista tem queda de 0,6% em julho
  • IPP: Preços ao Produtor Industrial cai 0,56% em julho
Economia Internacional
  • China: PMI Industrial recua em agosto
  • Zona do Euro: PMI Industrial registra a terceira queda seguida

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CIESP: Atividade industrial paulista tem queda de 0,6% em julho

Na última terça-feira (30/08) a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) apresentou o resultado de seu Indicador do Nível de Atividade (INA) da indústria paulista. Na série com ajuste sazonal, o INA registrou retração de 0,6% na passagem de junho para julho. No acumulado do ano, o indicador apresenta queda de 9,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em julho, dentre os setores que apresentaram desempenho negativo no INA, observa-se contrações em alimentos (-1,4%); setores de borracha e material plástico (-1,5%); e químicos (-1,6%).

Desta forma, ainda não é possível falar em reversão do cenário de declínio da atividade, mas os indicadores sugerem que a estabilidade está próxima.



IPP: Preços ao Produtor Industrial cai 0,56% em julho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na manhã de hoje (01/09), o Índice de Preços ao Produtor (IPP) referentes ao mês de julho. Segundo a publicação, no mês em questão os preços da indústria caíram em média 0,56% na comparação com junho, forte queda quando comparado a variação registrada entre maio e junho (0,50%).

Em relação a Industria de transformação, o índice apresentou variação de -0,20% na passagem de junho para julho. No acumulado em doze meses, o resultado registrado foi de 4,85%, ante 5,77% registrado em junho.
 

A publicação indica que das 24 atividades, apenas oito apresentaram variações positivas de preços em relação ao mês imediatamente anterior. As quatro maiores variações ocorreram na indústria extrativa (-11,94%), outros equipamentos de transporte (-3,20%), fumo (-3,20%) e impressão (2,96%).

Por fim, a categoria Bens de Capital registou deflação de 1,48%, ao passo que os preço de Bens Intermediários variaram -1,00%. Quanto ao Bens de consumo houve variação de 0,35%, sendo observado nos Bens de Consumo Semiduráveis e Não Duráveis uma variação de 0,46% e 0,01% nos Bens de Consumo Duráveis.



China: PMI Industrial recua em agosto

A Markit/Caixin divulgou ontem (31/08) o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Industrial da China. Segundo a leitura, o Índice recuou de 50,6 pontos em julho para 50,0 pontos no mês de agosto. Assim, a atividade industrial chinesa atingiu o nível de estabilidade.

 

Depois de expressivo avanço no índice entre junho e julho, o PMI industrial da China voltou a recuar, refletindo a desaceleração da produção e de novos pedidos e a continua contração das exportações. Ademais, as oscilações da atividade devem estar ligadas ao aperto fiscal temporário adotado pelo governo nos últimos meses, visando à estabilização do crescimento econômico.

Zona do Euro: PMI Industrial registra a terceira queda seguida

O Instituto Markit divulgou na manhã de hoje (01/09) o resultado final do Índice de Gerencia de Compras (PMI) Industrial da Zona do Euro referente ao mês de agosto. Segundo a leitura, a atividade industrial da região registrou sua terceira queda seguida, passando de 52,0 registrado em julho para 51,7 em agosto. Apesar das quedas apresentadas, vale ressaltar que o indicador está em expansão nos últimos 38 meses (é considerado expansão quando o indicador fica acima dos 50,0 pontos).

Na abertura por países, entre os que compõem o Big-Four (países com as maiores economias do bloco), a Alemanha registrou 53,6 pontos e a Espanha 51,0 pontos, ambos apresentaram expansão. Quanto a França e Itália atingiram respectivamente 48,3 pontos e 49,8 pontos.

O relatório ainda aponta que o Setor Industrial perdeu de força em agosto. Houverem desacelerações na produção, nas novas encomendas e nos novos negócios de exportação, resultando em queda na criação de empregos.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499