Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2000 Sexta-Feira, 02 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Produção Industrial varia 0,1% em julho
  • FENABRAVE: Venda de veículos cai 5,2% em agosto
Economia Internacional
  • EUA: PMI Industrial registra queda em agosto
  • Markit: Atividade econômica global apresenta ligeira queda em agosto

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



Produção Industrial varia 0,1% em julho

Nesta manhã (02/09) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou sua Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF). Segundo a publicação, a produção industrial variou 0,1% em julho (dados ajustados sazonalmente), em linha com o estimado pelo Depecon/FIESP (0,0%) e pelo mercado (-0,1%). No acumulado de doze meses a retração chega a 9,6%.



No mês de julho, a produção extrativa apresentou alta de 1,6%, entretanto exibe queda de 9,0% no acumulado em doze meses. Ao passo que a indústria de transformação, recuou 0,1% em julho, acumulando queda de 9,7% em doze meses.



Dentre as grandes categorias econômicas, Bens Intermediários apresentou alta de 1,6%. Já a produção de Bens de Consumo caiu 1,0% em julho, com resultados opostos de Bens de Consumo Semiduráveis e Não duráveis (-1,9%) e de Bens de Consumo Duráveis (3,3%). Bens de Capital também variou negativamente no período (-2,7%), registrando em doze meses a expressiva contração de 24,7%.



Dentre os 24 grupos pesquisados, 11 apontaram alta em sua produção na passagem mensal. Vale ressaltar, o avanço em produtos alimentícios (2,0%), interrompendo dois meses seguidos de queda; além do crescimento da produção de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (5,8%). Em sentido oposto, os desempenhos negativos de maior relevância foram observados em perfumaria, sabões, produtos de limpeza e de higiene pessoal (-2,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-7,3%).

Por sua vez, no acumulado de doze meses, destaque para as quedas de Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-29,1%) e Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (-26,5%).


Este foi o quinto resultado consecutivo positivo da produção industrial, refletindo a melhora, ainda que moderada, dos índices de confiança de empresários e consumidores.

FENABRAVE: Venda de veículos cai 5,2% em agosto

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou ontem (01/09) o volume de vendas de Autoveículos referente ao mês de agosto. Na série livre de influências sazonais, o volume de vendas total registrou queda de 5,2%, ante alta de 5,6% no mês de julho.


Todas as categorias de veículos analisadas apresentaram retrações em suas vendas no período em questão. A comercialização de automóveis recuou 5,1% em agosto, enquanto a de veículos comerciais leves caiu 3,9%. Com relação a venda de motocicletas, a contração atingiu 4,9%. Por sua vez, caminhões e ônibus recuaram, respectivamente, 35,2% e 7,3%.

As vendas totais contraíram 25,2% no acumulado em 12 meses findo em agosto, queda puxada pelos resultados de caminhões (-42,9%) e ônibus (-40,5%). Por sua vez, as vendas totais registraram retração de 22,0% em 2016, frente ao mesmo período do ano precedente





EUA: PMI Industrial registra queda em agosto

O Instituto Markit divulgou na última quinta-feira (01/09), a prévia do Índice de Gerência de Compras (PMI) industrial final dos Estados Unidos referente ao mês de agosto. De acordo com a publicação, o índice atingiu 52,0 pontos em agosto frente a 52,9 pontos registrado no mês anterior, já descontadas as influências sazonais.

O relatório afirma em seus dados, uma melhora moderada nas condições de negócios para todo setor industrial nos Estados Unidos. No entanto, esse ritmo geral de melhoria foi mais brando desde julho, em meio a aumentos mais fracos em novas encomendas e nos números da folha de pagamento.  Por sua vez, os custos de insumos apresentaram estabilidade ao longo de todo mês.

O Instituto ISM dos Estados Unidos divulgou ontem (01/05), o Índice ISM para o setor industrial de agosto. Segundo o relatório, o indicador registrou decréscimo de 3,2 p.p. no mês em questão, caindo de 52,6% para 49,4%. Os Novos Pedidos tiveram elevada queda, passando de 56,9% para 49,1%, uma variação negativa de 7,8 p.p.. Já o Índice de Produção registrou 49,6% ante 55,4% em julho, contração 5,8 p.p. na comparação mensal.




Markit: Atividade econômica global apresenta ligeira queda em agosto

O Instituto Markit e o J.P. Morgan, em associação com o ISM e o IFPSM, divulgaram ontem (02/09), o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Global Industrial referente ao mês de agosto. Segundo a publicação, o índice passou de 51,0 para 50,8 pontos em agosto. Esse resultado indica que, embora se mantenha em expansão, as condições de operação da indústria global cresceram de forma ainda mais moderada no mês em questão.

Na análise dos componentes do índice, a Produção Industrial Global aumentou pelo terceiro mês consecutivo em agosto, com taxa de expansão mais alto nível desde novembro passado. Além de registrado um maior aumento na indústria de bens de consumo, os setores de bens intermediários e de investimento apresentaram modestas expansões.

Com relação a Novos Trabalhos, houve um crescimento mais moderado na comparação com julho, apesar da ligeira aceleração na taxa de crescimento dos novos negócios de exportação, em uma alta de nove meses.

Na abertura por países, os maiores crescimentos observados foram nos Estados Unidos, México e Canadá. Quanto a Zona do Euro, o ritmo seu de crescimento registrou uma desaceleração, reflexo do crescimento mais fraco na Alemanha e Áustria, além de contrações na França e Itália. No entanto, o Reino Unido recuperou fortemente a contração apresentada no mês anterior. Por fim, o Brasil se mantém em recessão, China apresentou estabilidade e a Rússia registrou expansão.




Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499