Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2003 Quinta-Feira, 08 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: IGP-DI acelera em agosto
  • Anfavea: Produção de veículos registra forte contração em agosto
Economia Internacional
  • Markit: Atividade econômica global apresenta ligeiro crescimento em agosto
  • Reino Unido: Produção industrial fica próximo da estabilidade em julho

Dados da Economia Brasileira



FGV: IGP-DI acelera em agosto

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta manhã (08/09) o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) referente ao mês de agosto. A publicação informa alta de 0,43% no nível de preços, após deflação de 0,39% registrada em julho, puxado pelos preços ao produtor. No mesmo período de 2015, houve variação de 0,40%. Assim, o IGP-DI acumulou alta de 11,27% nos doze meses findos em agosto.



O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) variou 0,50%, ante variação negativa no mês de julho (-0,81%). Na abertura por estágios de processamento, os Bens Intermediários voltaram a recuar (de -0,30% para -0,37%). Por sua vez, Matérias-Primas Brutas apresentou inflação de 1,42% no período, após variação negativa de 2,34% em julho. Já os Bens Finais subiram 0,52% em agosto, frente a leve alta de 0,03% no mês precedente.

Com relação a origem de processamento, tanto os produtos agrícolas, quanto os industriais aceleraram no oitavo mês do ano. Enquanto o primeiro passou de -2,01% para 0,88%, o segundo subiu de -0,30% para 0,34%. Vale destacar a alta acumulada em doze meses pelos produtos agrícolas (27,74%).



Após alta de 0,37% em julho, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) desacelerou em agosto, ao subir 0,32%. Dentre as oito classes de despesas que compõem o índice, sete apresentaram decréscimo em suas taxas de variação.

Por fim, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,29% em agosto, contra 0,49% no mês passado. Quanto ao índice relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços, a variação apontada no relatório foi de 0,29%, superior a registrada no mês de julho (0,02%). Já o índice que representa o custo da Mão de Obra passou de 0,90% para 0,30%.



Anfavea: Produção de veículos registra forte contração em agosto

A ANFAVEA divulgou na última terça-feira (06/09) os resultados da produção de veículos referente ao mês de agosto. De acordo com o relatório divulgado, já considerando os ajustes sazonais, a produção nacional de autoveículos registrou queda de 13,6% em relação ao mês anterior, quando já havia recuado 4,1%.

Dentre as diversas categorias de veículos, a única a apresentar expansão foi na produção de Máquinas Agrícolas que registrou acréscimo de 15,7%. Dentre as demais categorias, os Automóveis tiveram queda de 10,5% em sua produção, os Comerciais leves caíram 30,9%, os Ônibus -3,8%, e os Caminhões -11,0%.

Por fim, é importante salientar que algumas paralisações ocorridas nos meses de julho e agosto tiveram grande impacto negativo nos resultados, sendo provável uma melhora na produção assim que estas retornarem à normalidade.





Markit: Atividade econômica global apresenta ligeiro crescimento em agosto

Na última segunda-feira (05/09) o Instituto Markit e o banco J.P. Morgan divulgaram o Índice de Gerência de Compras (PMI) Global Composto do mês de agosto. Segunda a publicação, a atividade econômica mundial registrou ligeira melhora em sua taxa de expansão ao passar de 51,5 para 51,6 pontos.

Na indústria, o volume de produção aumentou principalmente nas categorias de bens intermediários e de bens de capital. Os dados sinalizaram que a produção cresceu na Zona do Euro, Estados Unidos, China, Rússia, Reino Unido e Índia.

Com relação ao setor de serviços, a expansão dos serviços empresariais e financeiros mais do que compensou a redução de serviços voltados diretamente ao consumidor.

Por fim, quanto ao mercado de trabalho, o nível de emprego aumentou novamente, entretanto a taxa de expansão foi a mais fraca desde abril de 2013.



Reino Unido: Produção industrial fica próximo da estabilidade em julho

A ONS (Office for National Statistics) divulgou ontem (07/09) o resultado da produção industrial do Reino Unido referente ao mês de julho. Conforme a publicação, na passagem de junho para julho houve um aumento de 0,1% da produção do setor. Na comparação com o mesmo período de 2015, o crescimento foi de 2,1%.


Na passagem de junho para julho, três subsetores cresceram, sendo a indústria de transformação o único setor a apresentar queda (-0,9%). Em relação ao ano anterior, todos os setores tiveram aumento na produção, sendo a indústria extrativa responsável pela maior contribuição para o crescimento, com aumento de 4,2%. A indústria de transformação registrou um aumento de 0,8% no período.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499