Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2012 Quarta-Feira, 21 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Nível de otimismo do Empresariado Paulista continua subindo
  • FGV: Indicador antecedente da economia segue em crescimento

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Nível de otimismo do Empresariado Paulista continua subindo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (20/09) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Segundo a leitura, o índice atingiu 53,7 pontos em setembro, ante 51,5 pontos em agosto. Vale ressaltar que índices acima de 50,0 pontos indicam otimismo.

A FIESP/CNI divulgou na mesma data (20/09) o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). De acordo com a publicação, o indicador passou de 50,2 para 53,2 pontos no mês de setembro. Esta foi a sexta alta consecutiva do indicador, estando já a duas leituras no patamar de otimismo.

A evolução do ICEI-SP na passagem mensal, decorre, principalmente, da melhora nos índices de expectativas tanto em relação a economia brasileira, quanto em relação ao desempenho das empresas.

Assim, as elevações dos índices de confiança refletem boas perspectivas para os próximos meses, sugerindo que a retomada efetiva da atividade econômica pode estar próxima.



FGV: Indicador antecedente da economia segue em crescimento

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o The Conference Board divulgaram na última terça-feira (20/09) o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) referente ao mês de agosto. O relatório apontou a sétima alta seguida do indicador, que cresceu 0,7% na passagem de julho para agosto, atingindo o nível de 98,9 pontos. Esse resultado ocorre após avanços de 1,9% em junho e 2,3% em julho.

No mesmo relatório, também foi divulgado o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais. De acordo com a publicação, o indicador registrou queda de 0,5% entre julho e agosto, atingindo o patamar de 97,2 pontos. Considerando-se a revisão de dados, o indicador havia recuado 0,4% em julho e expandido 0,3% em julho.



Por fim, vale ressaltar que o Indicador Antecedente Composto da Economia agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil onde cada um deles vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas, que atualmente é positiva.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499