
FIESP/CNI: Nível de otimismo do Empresariado Paulista continua subindo
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (20/09) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI). Segundo a leitura, o índice atingiu 53,7 pontos em setembro, ante 51,5 pontos em agosto. Vale ressaltar que índices acima de 50,0 pontos indicam otimismo.
A FIESP/CNI divulgou na mesma data (20/09) o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). De acordo com a publicação, o indicador passou de 50,2 para 53,2 pontos no mês de setembro. Esta foi a sexta alta consecutiva do indicador, estando já a duas leituras no patamar de otimismo.
A evolução do ICEI-SP na passagem mensal, decorre, principalmente, da melhora nos índices de expectativas tanto em relação a economia brasileira, quanto em relação ao desempenho das empresas.
Assim, as elevações dos índices de confiança refletem boas perspectivas para os próximos meses, sugerindo que a retomada efetiva da atividade econômica pode estar próxima.

FGV: Indicador antecedente da economia segue em crescimento
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o The Conference Board divulgaram na última terça-feira (20/09) o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) referente ao mês de agosto. O relatório apontou a sétima alta seguida do indicador, que cresceu 0,7% na passagem de julho para agosto, atingindo o nível de 98,9 pontos. Esse resultado ocorre após avanços de 1,9% em junho e 2,3% em julho.
No mesmo relatório, também foi divulgado o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais. De acordo com a publicação, o indicador registrou queda de 0,5% entre julho e agosto, atingindo o patamar de 97,2 pontos. Considerando-se a revisão de dados, o indicador havia recuado 0,4% em julho e expandido 0,3% em julho.

Por fim, vale ressaltar que o Indicador Antecedente Composto da Economia agrega oito componentes econômicos que medem a atividade econômica no Brasil onde cada um deles vem se mostrando individualmente eficiente em antecipar tendências econômicas, que atualmente é positiva.
.gif)
|