Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2014 Sexta-Feira, 23 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Sondagem da Indústria de São Paulo sinaliza melhora em agosto
Economia Internacional
  • EUA: Indicador antecedente recua em agosto
  • CPB Netherlands: Comércio mundial registra queda em julho
  • Zona do Euro: Atividade segue desacelerando no terceiro trimestre

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Sondagem da Indústria de São Paulo sinaliza melhora em agosto

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (22/09) o resultado da Sondagem Industrial Nacional. Segundo o relatório, o índice relativo a produção passou de 46,6 para 50,8 pontos, apontando estabilidade após 21 meses de queda.

Por sua vez, a FIESP/CNI também divulgou ontem (22/09) a Sondagem Industrial do Estado de São Paulo. No mês de agosto, a produção industrial paulista atingiu 48,9 pontos, acima do registrado em julho (45,6 pontos), no entanto, permanecendo abaixo do nível de estabilidade (50,0 pontos).  Com relação a evolução do número de empregados, o índice apresentou redução em seu ritmo de cortes, variando de 44,5 para 45,6 pontos.




No que tange as expectativas para os próximos meses, todos os cinco quesitos analisados apontaram melhora, entretanto, apenas Demanda (de 53,2 para 54,1 pontos) e Compras de Matérias Primas (de 49,5 e 50,8 pontos) registraram expansão - por estarem acima dos 50,0 pontos. O indicador relativo a Quantidade Exportada passou de 47,2 para 48,9 pontos, enquanto o indicador de Número de Empregados registrou 46,8 pontos, ante 45,2 pontos em julho. Já Investimento passou de 42,3 para 44,1 pontos.


 



EUA: Indicador antecedente recua em agosto

O The Conference Board divulgou ontem (22/09) o resultado do Indicador Antecedente (Leading Economic Index - LEI) dos Estados Unidos. Segundo a leitura, o índice recuou 0,2% em agosto, após expansão de 0,5% no mês anterior. Com esta variação, o indicador atingiu o patamar de 124,1 pontos.

Por sua vez, o Índice Coincidente Econômico (Coincidente Economic Index - CEI) apresentou ligeira alta de 0,1% no mesmo período, chegando a 114,1 pontos. No mês de julho, o CEI subiu 0,3%. Já o Índice Lagging da Economia (LAG), voltou a variar 0,2%, atingindo o nível de 122,1 pontos.

Assim, os indicadores apontam para um crescimento moderado da economia americana, sobretudo relacionado ao mercado de trabalho.


CPB Netherlands: Comércio mundial registra queda em julho

O CPB Netherlands divulgou no dia de ontem (22/09) os dados referentes ao Comércio Mundial do mês de julho. De acordo com o relatório, o volume de comércio mundial recuou 1,1% em julho, após alta de 0,8% no mês anterior (excluídos os efeitos sazonais). No mesmo período, a Produção Industrial registrou queda de 0,3%, sucedendo alta de 0,8% em junho.

A maior contribuição negativa adveio das economias emergentes, tanto nas importações quanto nas exportações. Foi registrado crescimento positivo nas exportações nos Estados Unidos, nas importações na Zona do Euro e expansões em ambos os quesitos na África e Oriente Médio.

Por fim, o documento afirma que a piora na Produção Industrial reflete contrações semelhantes nas economias avançadas e emergentes.

 Zona do Euro: Atividade segue desacelerando no terceiro trimestre

Nesta manhã (23/09) o Instituto Markit divulgou o resultado prévio do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, o índice variou de 52,9 para 52,6 pontos no mês, sinalizando desaceleração do ritmo expansivo da atividade.

Além disto, a taxa de crescimento também recuou na passagem do segundo (53,1 pontos) para o terceiro trimestre (52,9 pontos).

O PMI da Indústria (de 51,7 para 52,6 pontos) aumentou refletindo a melhora no volume de novos pedidos e novos negócios para exportação. Por outro lado, o PMI de Serviços exibiu contração na comparação com agosto, passando de 52,8 para 52,1 pontos.

O fraco desempenho do PMI no terceiro trimestre desapontou o mercado, conforme explicita o relatório, com a taxa expansiva caindo ao menor nível dos últimos 20 meses. Assim, o documento aponta um provável crescimento de 0,3% do PIB da Zona do Euro nesse terceiro trimestre.

 

 



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499