Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2017 Quarta-Feira, 28 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Confiança industrial cresce 2,4% em setembro
Economia Internacional
  • EUA: Confiança do Consumidor registra alta em setembro
  • Alemanha: Confiança do Consumidor deve apresentar queda em outubro

Dados da Economia Brasileira





FGV: Confiança industrial cresce 2,4% em setembro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou na manhã de hoje (28/09) o resultado final do Índice de Confiança da Indústria (ICI). O índice registrou uma alta de 2,4% no mês de setembro, superando a prévia, que indicava uma variação de 1,4%, e após uma retração de -1,1% no mês precedente. O indicador passou de 86,1 para 88,8 pontos, sendo este o maior nível desde julho de 2014.

Dentre os dois componentes do indicador, o Índice da Situação atual (ISA) apresentou uma expansão de 1,8%, atingindo 86,7 pontos, após apresentar estabilidade em agosto (85,2 pontos). Enquanto o Índice de Expectativa (IE) registrou crescimento de 2,9% em setembro, atingindo 89,8 pontos frente a 87,3 pontos no mês anterior.

Por fim, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) de setembro foi de 74,7%. Esse resultado é o maior desde dezembro de 2015, quando o nível chegou a 74,8%. Na base trimestral, a média no terceiro trimestre do ano foi de 74,3%, ante 74,0% registrado no segundo e 73,8% no primeiro.



EUA: Confiança do Consumidor registra alta em setembro

A Conference Board divulgou na tarde de ontem (27/09) o Índice de Confiança do Consumidor dos Estados Unidos referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, a confiança registrou expressiva alta na comparação com o mês anterior, passando de 101,8 para 104,1 pontos e atingindo o maior nível desde a crise internacional. A melhora se deu tanto no Índice de Situação Atual (de 125,3 para 128,5 pontos), quanto no Índice de Expectativas (de 86,1 para 87,8 pontos).


Na avaliação dos consumidores em relação as condições do Mercado de Trabalho, os resultados de setembro também foram mais positivos. Aqueles que afirmaram que as vagas estão abundantes apontaram alta, passando de 26,8% para 27,9%, enquanto os que afirmam que os postos de trabalhos estão em condições difíceis de obter exibiram retração de 22,8% para 21,6%.

A pesquisa afirma que os consumidores estão com uma visão positiva no cenário de curto prazo para o mercado de trabalho, embora estejam indecisos em relação as condições de negócio e as perspectivas de renda. Assim, os resultados recentes apontam para a continuidade de um crescimento da economia americana, ainda que em ritmo moderado.

Alemanha: Confiança do Consumidor melhora em setembro

Na manhã de hoje (28/09), a GfK (Associação Alemã de Pesquisas ao Consumidor) divulgou o Índice de Confiança do Consumidor alemão referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, o sentimento do Consumidor atingiu 10,2 pontos em setembro, tendo uma projeção inicial de que recue para 10,0 pontos em outubro, mas ainda mantendo o nível elevado.

Para os próximos meses, os consumidores alemães creem que a economia do país vai se desenvolver de forma mais fraca, sendo esta a terceira sinalização consecutiva de queda das expectativas econômicas. Assim como as expectativas em relação a economia do país, a perspectiva em relação a renda e a propensão a comprar também sofreram perdas.

Finalizando, a nota divulgada ressalta que a decisão da Reino Unido de sair da União Europeia (Brexit) parece começar a ter seu impacto nas expectativas, embora as consequências sejam completamente incertas. Vale lembrar que as projeções de crescimento da economia alemã foram reduzidas pelo Banco Federal Alemão (Deutsche Bundesbank).
 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499