Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2018 Quinta-Feira, 29 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: IGP-M registra ligeira alta em setembro
Economia Internacional
  • OMC: Comércio mundial deve crescer ao menor ritmo desde a crise
  • Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico avança em setembro
  • Alemanha: Taxa de desemprego permanece estável e inflação tem ligeira alta

Dados da Economia Brasileira





FGV: IGP-M registra ligeira alta em setembro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta manhã (29/09) o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, o IGP-M registrou uma variação de 0,20%, superando o verificado na leitura anterior (0,15%), mas ficando abaixo do apresentado em igual período do ano anterior (0,95%). Em 2016, os preços até setembro já acumularam crescimento de 6,46%, enquanto que em doze meses a alta chega a 10,66%.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) apresentou variação de 0,18% no mês em questão, após elevação de 0,04% verificada no mês de agosto. Na abertura por estágios de processamento, os Bens Finais apresentaram deflação de 0,25% em setembro, ante 0,15% no mês anterior. Quanto aos Bens Intermediários, o recuo foi de 0,33%, no mês anterior a taxa havia ficado em -0,36%. Já grupo Matérias-Primas Brutas acelerou de 0,34% para 1,27%.

No que tange a abertura do IPA por origem de processamento, os bens agropecuários passaram de uma variação de -0,11% em agosto para -0,65% em setembro. Com relação aos produtos industriais, o índice atingiu a 0,53%, frente a 0,10% no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) variou 0,16% no mês atual, inferior ao registrado no mês passado (0,40%). Dentre as oito classes de despesa abrangidas pela pesquisa, seis apresentaram desaceleração em sua taxa de variação. O grupo Alimentação, que mostrou descompressão de 0,66% para 0,09%, foi o principal responsável por essa queda. Os demais grupos que apresentaram decréscimo foram: Transportes (0,27% para -0,12%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,76% para 0,40%), Educação, Leitura e Recreação (0,83% para 0,56%), Comunicação (0,39% para 0,02%) e Despesas Diversas (0,10% para -0,27%).

Por fim, o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC) registrou inflação de 0,37%, ficando acima do resultado apresentado em agosto (0,26%). Os custos com Matérias, Equipamentos e Serviços variaram 0,16%, ante 0,26% apresentado em agosto. Já o item Mão de Obra registrou taxa de 0,55% no período, após variar 0,26% no mês anterior.


OMC: Comércio mundial deve crescer ao menor ritmo desde a crise

Na última terça-feira (27/09), a Organização Mundial do Comércio (OMC, ou WTO na sigla em inglês) reviu suas projeções de crescimento de comércio mundial. De acordo com o relatório, ao crescimento de 2016 foi revisto de 2,8% (projeção de abril) para apenas 1,7%, o menor ritmo desde a crise. Para 2017, o crescimento deve ficar entre 1,8% e 3,1%, também abaixo dos 3,6% previsto anteriormente.

As perspectivas foram reduzidas após revisões negativas no crescimento econômico da China, do Brasil e também dos países da América do Norte.

O relatório avalia com preocupação o desempenho do comércio mundial atual, sobretudo citando uma crescente onda de sentimento de antiglobalização, ameaçando o crescimento econômico e a criação de emprego. Além disto, a entidade aponta que anteriormente o comércio mundial crescia 1,5 vezes acima do PIB mundial, tendo essa proporção recuado para 1,1 vezes no período recente.



 
Zona do Euro: Índice de Sentimento Econômico avança em setembro

Foi divulgado pela Comissão Europeia (EC) na manhã de hoje (29/09) o Índice de Sentimento Econômico (Economic Sentiment Indicator - ESI) da Zona do Euro referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, o índice apresentou forte alta de 1,4 ponto em relação a agosto, atingindo 104,9 pontos. Por sua vez, o índice relativo à União Europeia como um todo avançou 1,8 ponto, chegando ao nível de 105,6 pontos, após três meses de fracos resultados.


Dentre os itens analisados, a Confiança da Indústria cresceu 2,6 pontos, resultado de uma forte avaliação mais otimista dos novos pedidos. A Confiança nos Serviços registrou uma variação de 0,1 ponto, com poucas mudanças em seus componentes; a Confiança dos Consumidores, por sua vez, registrou uma alta de 0,3 ponto, refletindo avaliações mais otimista do futuro da situação econômica geral, do desemprego futuro e das expectativas de poupança dos consumidores.

No Comércio, a confiança registrou variação positiva de 1,6 ponto, com melhora nas expectativas de negócios. Já a Confiança na Construção cresceu 0,8 ponto, com os gestores informando maior satisfação no nível de novos pedidos.

Por fim, o Indicador de Clima de Negócios (Business Climate Indicator - BCI) da Zona do Euro também foi divulgado nesta manhã, pela mesma instituição. Conforme consta no documento, BCI apontou uma elevação de 0,42 para 0,45 ponto em setembro, com melhora no nível de novos pedidos.


 
Alemanha: Taxa de desemprego permanece estável e inflação tem ligeira alta

O Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou na manhã de hoje (29/09) os dados referentes ao mercado de trabalho. O relatório aponta alta de 1,2% (ou 505 mil) no número de pessoas empregadas no mês de agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. Com tal variação, o total de pessoas empregadas atingiu 43,6 milhões.

Assim, a taxa de desemprego do país em agosto, já levando em consideração os ajustes sazonais, foi de 4,2%, mesmo patamar apresentado em julho. Em números absolutos, este percentual representa um total de 1,82 milhões de pessoas. No mesmo período de 2015 a taxa de desemprego era de 4,5%, totalizando 1,91 milhões de pessoas, já considerando também os ajustes necessários.


Também foi divulgado hoje (29/09) pela mesma Instituição o resultado prévio do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) referentes ao mês de setembro. Segundo a publicação, no mês em questão, a inflação registrada foi de 0,7%. Em agosto o resultado apresentado era de 0,4%.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499