Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2019 Sexta-Feira, 30 de setembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Taxa de desemprego cresce novamente
  • FGV: Confiança do Comércio cai após quatro altas seguidas
  • FGV: Confiança no Setor de serviços cresce 2,3% em setembro
Economia Internacional
  • EUA: PIB cresceu 1,4% no segundo trimestre

Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



IBGE: Taxa de desemprego cresce novamente

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã (30/09) os resultados da PNAD Contínua do trimestre encerrado em agosto. Segundo a publicação, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,8%, ante 11,2% no trimestre anterior. Na série dessazonalizada pelo Depecon/FIESP a taxa subiu de 11,3% para 11,6%.

Entre junho e agosto, a população desocupada chegou a 12,0 milhões de pessoas ou 5,1% (583 mil pessoas) maior do que o registrado no trimestre anterior. Em comparação com o mesmo trimestre de 2015, o número de pessoas desempregadas subiu 36,6%, o equivalente a um acréscimo de 3,2 milhões de pessoas.

Por sua vez, o rendimento médio real manteve-se estável no trimestre encerrado em agosto, tanto em relação ao trimestre imediatamente anterior, quanto em relação ao mesmo período de 2015.

Por fim, dentre as atividades que tiveram as maiores perdas de vagas na passagem trimestral estão: construção (3,3% ou 249 mil pessoas), indústria geral (1,9% ou 229 mil pessoas), e Serviços Domésticos (2,8% ou 177 mil pessoas).



FGV: Confiança do Comércio cai após quatro altas seguidas

Nesta manhã (30/09) a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o Índice de Confiança do Comércio (ICOM) referente ao mês de setembro. De acordo com a publicação, na série com ajuste sazonal, o Índice passou de 82,1 para 80,4 pontos (-2,1%), recuando após quatro altas seguidas.


O Índice de Situação Atual (ISA-COM), que aborda a percepção dos comerciantes em relação ao momento atual, apresentou uma considerável queda ao variar 4,2%, atingindo 69,0 pontos, ante 72,0 pontos registrados em agosto.

Por fim, o Índice de Expectativas (IE-COM) variou -0,4% no período e atingiu 92,6 pontos. Vale ressaltar que essa pequena retração verificada nas expectativas no mês de setembro vem após uma forte expansão de 9,7% em agosto na comparação com julho.



FGV: Confiança no Setor de serviços cresce 2,3% em setembro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou hoje pela manhã (30/09) o Índice de Confiança de Serviços (ICS) referente ao mês de setembro. O índice cresceu 2,3% na comparação com o mês anterior, atingindo 80,6 pontos, ante 78,8 pontos registrados no mês de agosto (na série livre de influências sazonais). Com esse resultado, o índice chega a sétima alta consecutiva, atingindo o maior patamar desde fevereiro do ano passado.



Nesta leitura, o Índice de Situação Atual (ISA-S) passou de 70,9 para 70,8 pontos, uma variação de -0,1% na passagem mensal. Já o Índice de Expectativas (IE-S) alcançou o patamar de 91,0 pontos, ante 87,1 pontos registrado no mês anterior, variando 4,5%. No mês presente, 8 das 13 atividades pesquisadas registraram alta da confiança. A evolução do índice geral foi novamente determinada por avanço nas expectativas para os próximos meses, enquanto a percepção sobre o momento atual apresentou ligeira queda.

Por fim, o NUCI do setor de Serviços (nova série) se manteve no patamar de 82,6% pelo segundo mês seguido. No terceiro trimestre, o NUCI passou de 82,4% para 82,7%.




EUA: PIB cresceu 1,4% no segundo trimestre

A nova estimativa do PIB dos Estados Unidos referente ao segundo trimestre do ano apontou revisão positiva, ao passar de uma expansão de 1,1% para 1,4% (ajustados sazonalmente), segundo dados divulgados ontem (29/09) pelo BEA (Bureau of Economic Analysis). No trimestre imediatamente anterior, a economia americana cresceu 0,8%.

Nesta terceira e última estimativa para o PIB americano, os dados apontam maior elevação dos investimentos em relação a leitura anterior. Assim, o crescimento da economia americana foi influenciado pela alta dos investimentos, das exportações e do consumo, que continua sendo o motor da economia americana.

No mais, apesar de revisado para cima, o resultado confirma o crescimento mais fraco da economia americana, sendo que os resultados atuais já conhecidos para o terceiro trimestre sinalizam para a continuidade deste crescimento moderado.

 



Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Edifício Sede Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499