Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2027 Quinta-Feira, 13 de outubro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • Zona do Euro: Produção industrial registra alta em agosto
  • Alemanha: Inflação acelera em setembro
  • EUA: Taxa de juros deve voltar a subir ainda esse ano
  • EUA: Condições de Mercado de Trabalho registra nova queda em setembro
     

Dados da Economia Brasileira





Zona do Euro: Produção industrial registra alta em agosto

O Departamento de Estatística da União Europeia (Eurostat) divulgou na manhã desta quarta-feira (12/10) o relatório com os resultados da Produção Industrial da Zona do Euro referente ao mês de agosto. O índice registrou alta de 1,6% na comparação com julho, já levando em consideração os ajustes sazonais. Em relação ao mesmo período de 2015, houve uma retração de 1,8%.

Na abertura por categorias de uso, a produção de Bens de consumo duráveis registrou alta mensal de 4,3%, os Bens de Capital cresceram 3,5%, a energia 3,3% e a dos produtos intermediários aumentaram 1,4%. Já o a produção de Bens de Consumo não Duráveis apresentaram uma queda de 0,6%.

Por fim, dentre os membros do Big-Four (quatros maiores economias), todos os países registraram alta em agosto, após apenas a Itália registrar crescimento em julho. A Alemanha apresentou um aumento de 3,1%, a França variou 2,0%, a Espanha 1,8% e por sua vez, a Itália cresceu 1,7%.



 Alemanha: Inflação acelera em setembro

O Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou nesta manhã (13/10) o resultado final do Índice de Preços ao Consumidor (CPI). O nível de preços cresceu 0,6% em setembro frente a agosto, na série livre de influências sazonais. No acumulado em 12 meses a inflação foi de 0,7%, ante 0,4% no mês anterior.

O item Energia recuou 3,6% em setembro, após cair 5,9% em agosto e 7,0% em julho.  Por sua vez, Alimentos subiram 0,4% no mês em questão. Quando excluídos ambos os itens, a inflação interanual chega a 1,2%.



EUA: Taxa de juros deve voltar a subir ainda esse ano

Ontem (12/10) o Federal Reserve dos Estados Unidos divulgou a ata da reunião do Federal Open Market (FOMC) realizada no mês de setembro. Houve consenso entre os membros do Fed da necessidade de elevação da taxa de juros americana (hoje entre 0,25% e 0,50%), porém discordância em relação ao momento ideal para fazê-lo.

Alguns dos membros estão mais cautelosos e preferem esperar novos dados da atividade econômica do país e do mercado de trabalho, que confirmem a contínua melhora na criação de emprego. A ata também aponta preocupação com relação a persistência das baixas taxas de inflação, aquém da meta de 2,0%.

Ainda ocorrerão duas reuniões do FOMC este ano, em novembro e dezembro, sendo as apostas do mercado para nova alta da taxa de juros na última reunião do ano.

EUA: Condições de Mercado de Trabalho registra nova queda em setembro

O FED (Federal Reserve) divulgou na última terça-feira (11/07) o Índice de Condições de Mercado de Trabalho (Labor Market Conditions Index - LMCI) referente ao mês de setembro. Segundo o relatório, o índice registrou queda de -2,2 ponto, após queda de 1,3 pontos em agosto.

Vale ressaltar que leituras positivas indicam melhora na atividade, enquanto índices negativos indicam que a atividade está se deteriorando. O LMCI mede a força do mercado de trabalho dos Estado Unidos. O índice é derivado de 19 indicadores do mercado de trabalho, dentro os quais, taxa de desemprego, folha de pagamento, contratações e demissões.


Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499