Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2041 Quinta-Feira, 03 de novembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional
  • Zona do Euro: Taxa de desemprego estável em setembro
  • China: PMI composto sobe novamente
  • EUA: FOMC mantém taxa de juro americana
  • EUA: Indicadores industriais registram alta em outubro
     

Dados da Economia Brasileira




Zona do Euro: Taxa de desemprego estável em setembro

A Eurostat (Departamento de Estatística da União Europeia) divulgou nesta manhã (03/11) a taxa de desemprego da Zona do Euro. Na série ajustada sazonalmente, o índice permaneceu em 10,0% no mês de setembro, abaixo do registrado no mesmo período de 2015 (10,6%). Na União Europeia como um todo, a taxa de desemprego também permaneceu estável na passagem mensal (8,5%).

No total são 16,181 milhões de pessoas desempregadas na Zona do Euro, uma queda de 101 mil em relação ao mês passado.

Na abertura por países membros, a menor taxa foi observada na Alemanha (4,1%) e Malta (4,7%). Por sua vez, Espanha registrou 19,3%, Itália 11,7% e França 10,2%.



China: PMI composto sobe novamente

Ontem (02/11) a Markit/Caixin divulgou o resultado do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da China. Segundo a leitura, o índice atingiu 52,9 pontos em outubro, ante 51,4 pontos registrado no mês anterior. Este é o maior patamar desde março de 2013, sinalizando um expressivo fortalecimento da atividade chinesa.

O resultado do mês de outubro reflete, principalmente, a expansão da indústria (de 50,1 para 51,2 pontos), já que o setor de serviços apresentou ligeira alta (de 52,0 para 52,4 pontos). Ambos os setores apontaram melhora nas condições de negócios e na demanda.

O quarto trimestre começa com resultados positivos para a atividade econômica chinesa e com melhora nas expectativas quanto aos próximos meses.



EUA: FOMC mantém taxa de juro americana

Ontem (02/11), o Federal Open Market Committee (FOMC) dos Estados Unidos (comitê similar ao COPOM, no caso brasileiro) decidiu manter a taxa de juro americana (fed funds rate) inalterada entre 0,25% e 0,50%. O comitê segue observando os resultados recentes e perseguindo a estabilidade de preços, também mantendo vigilância quanto a evolução do mercado de trabalho.

O comitê acredita que os ajustes graduais da política monetária irão ajudar na elevação da inflação para a meta de 2,0% no médio prazo, além de reforçar as condições do mercado de trabalho e a geração de vagas.

É importante salientar que a votação pela manutenção do juro não foi unanime, tendo dois membros votado contra, optando pela elevação taxa para 0,50% e 0,75%.



EUA: Indicadores industriais registram alta em outubro

A Markit divulgou ontem (02/11) o PMI industrial final referente ao mês de outubro. No mês, o índice atingiu o patamar de 53,4 pontos, resultado que ficou ligeiramente acima da prévia divulgada anteriormente (53,3 pontos) e também supera o registrado no mês anterior (51,5 pontos). O resultado é a melhor leitura do ano e também a mais alta dos últimos 12 meses.

Por sua vez, foi divulgado na última segunda-feira (01/11) pelo Instituto ISM o seu ISM industrial dos Estados Unidos (similar ao PMI da Markit) referente a outubro. Segundo o relatório, o índice variou 0,4 p.p em relação a setembro, passando de 51,5% para 51,9%.

Assim, ambos indicadores sinalizam para um resultado expansivo da produção industrial em outubro, fortalecendo a leitura de um segundo semestre melhor em termos de atividade econômica, ajudando a alimentar as apostas para a elevação do juro por parte do FOMC já em dezembro.



 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499