Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2042 Sexta-Feira, 04 de novembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMI/Markit: Atividade industrial continua fraca em outubro
Economia Internacional
  • Markit: PMI Global da indústria sobe novamente
  • Zona do Euro: PMI Composto cresce em outubro
  • OCDE: Inflação dos países-membros acelera em setembro
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira




PMI/Markit: Atividade industrial continua fraca em outubro

Na última terça-feira (01/11) o HSBC/Markit divulgou o Índice de Gerente de Compras (PMI) da indústria do Brasil referente ao mês de outubro. O cenário ainda é de contração, embora tenha apresentado melhora na comparação com setembro, visto que o índice subiu de 46,0 para 46,3 pontos em outubro.

O relatório afirma que, embora o PMI tenha tido ligeira alta, a desaceleração do setor industrial nacional permanece acentuada, com queda no volume de novos pedidos, aumento da capacidade ociosa, gerando cortes adicionais de empregos. O relatório ainda aponta que o ciclo de afrouxamento monetária iniciado pelo Banco Central é um vetor positivo para o setor.



Markit: PMI Global da indústria sobe novamente

Na última quarta-feira (02/11) o Instituto Markit e o banco J.P. Morgan divulgaram o Índice de Gerência de Compras (PMI) Global da Indústria. Segundo o relatório, a atividade do setor acelerou ao passar de 51,0 pontos em setembro para 52,0 pontos em outubro. Este é o maior nível desde outubro de 2014. 

Na passagem mensal, tanto o volume de produção, quanto novos pedidos aumentaram consideravelmente, impulsionados pela alta nas exportações. Dentre as 31 nações analisadas, 22 sinalizaram expansão da atividade industrial, com destaque para Estados Unidos, Zona do Euro, China, Japão e Índia.

Por outro lado, dentre as economias que apresentaram retração no setor, estão grande parte dos países asiáticos, Turquia, Grécia e Brasil.


Zona do Euro: PMI Composto cresce em outubro

Na manhã de hoje (04/11), o Instituto Markit divulgou o resultado final do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto da Zona do Euro referente ao mês de outubro. O índice subiu de 52,6 para 53,3 pontos, ficando abaixo da prévia divulgada (53,7 pontos). Vale ressaltar que o índice completa o 30º mês em ritmo expansivo, ou seja, acima dos 50 pontos, tanto no setor industrial quanto no de serviços.

O PMI de Serviços foi para 52,8 pontos no mês em questão, ante 52,2 pontos apresentado em setembro. O resultado final também ficou abaixo no apresentado na prévia, quando a estimativa era de 53,5 pontos. Quanto ao PMI Industrial da região, divulgado na última quarta-feira (02/11), o índice passou de 52,6 pontos em setembro para 53,5 pontos, resultado que supera a previa (53,3 pontos).

Na abertura por países, entre aqueles que compõem o Big-four (maiores economias do bloco), a Alemanha registrou 55,1 pontos, a França 51,6 pontos, a Espanha 54,4 pontos e a Itália 51,1 pontos.

O crescimento mais forte foi visto em função de uma ascensão contínua na taxa de expansão da Alemanha, com sua produção registrando a segunda maior taxa do ano. A França, a Itália, a Espanha e a Irlanda também registraram aumento na atividade econômica, embora apenas a Espanha tenha registrado uma melhora em sua taxa de expansão na comparação com setembro.


OCDE: Inflação dos países-membros acelera em setembro

Ontem (03/11) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os resultados referentes aos preços ao consumidor (CPI) do seus países-membros. O relatório aponta alta de 1,2% no nível geral de preços no mês de setembro, em bases anualizadas, superior ao registrado no mês anterior (0,9%).

Após deflação de 6,7% em agosto, os preços de energia recuaram 2,8% em setembro. Já os preços dos alimentos recuaram mais em setembro (-0,4%), do que em agosto (-0,1%). Quando excluídos alimentos e energia (itens mais voláteis), a inflação anual permaneceu estável em 1,8% pelo terceiro mês consecutivo.

Dentre as principais economias da OCDE, ainda na taxa anualizada, vale mencionar os Estados Unidos que apresentou inflação de 1,5%, ante 1,1% em agosto; e a Zona do Euro, onde os preços variaram 0,4% no nono mês do ano, frente a ligeira alta de 0,2% no mês passado. Na Alemanha (principal economia do bloco) o nível de preços subiu 0,7%, após 0,4% em agosto.

Por fim, na abertura por países emergentes, convém ressaltar a China (de 1,9% para 1,3%) e a Índia (de 5,3% para 4,1%). Com relação ao Brasil, nas estimativas da entidade, a inflação em doze meses passou de 9,0% para 8,5%.





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499