Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2059 Quinta-Feira, 01 de dezembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional
  • EUA: PIB cresceu 3,2% no terceiro trimestre
  • Zona do Euro: PMI Industrial atinge o maior patamar desde janeiro de 2014
  • Zona do Euro: Taxa de Desemprego atinge o menor índice desde julho de 2009
  • Zona do Euro: Inflação acelera em novembro

Dados da Economia Brasileira



EUA: PIB cresceu 3,2% no terceiro trimestre

O BEA (Bureau of Economic Analysis) divulgou na última terça-feira (29/11) a segunda estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos para o terceiro trimestre do ano. Nesta leitura, o crescimento econômico do período foi revisado, passando de 2,9% para 3,2% (já descontadas as influências sazonais).



Os dados mais precisos indicam maior expansão do consumo das famílias no terceiro trimestre. Além deste item, o crescimento americano foi influenciado pela alta dos investimentos, das exportações e gastos do governo.

No mais, a forte aceleração da economia americana, acima das expectativas do mercado, é mais um fator positivo para a alta dos juros na última reunião do FOMC.

Zona do Euro: PMI Industrial atinge o maior patamar desde janeiro de 2014

O Instituto Markit divulgou na manhã desta quinta-feira (01/12) o resultado final do Índice de Gerencia de Compras (PMI) Industrial da Zona do Euro referente ao mês de novembro. A atividade industrial da região registrou ligeira alta na comparação com o mês anterior ao passar de 53,5 para 53,7 pontos, coincidindo com a prévia divulgado anteriormente.

O índice atingiu o maior nível desde o início de 2014, sustentado por um maior crescimento dos volumes de produção, além do aumento dos níveis de pessoal.


Finalizando, na abertura por países, entre as quatro maiores economias da região (Big-Four), a Alemanha (maior economia da região) atingiu 54,3 pontos, a França 51,7 pontos, a Itália 52,2 pontos e a Espanha 54,5 pontos. A Irlanda foi outro destaque positivo na região, registrando 53,7 pontos em novembro. Em contrapartida, a Grécia permanece com recessão no setor, com seu PMI caindo para o menor patamar em doze meses (48,3 pontos).

Zona do Euro: Taxa de Desemprego atinge o menor índice desde julho de 2009

A Eurostat (Departamento de Estatística da União Europeia) divulgou nesta quinta-feira (01/12) a taxa de desemprego na Zona do Euro. Na série ajustada sazonalmente, o índice atingiu 9,8% em outubro, ligeiramente inferior ao registrado no mês anterior (9,9%). Esta é a menor taxa da região desde julho de 2009. Na União Europeia como um todo, o índice passou de 8,4% para 8,3%.



A instituição estima cerca de 15,9 milhões de desempregados na Zona do Euro em outubro, uma queda de 178 mil em relação ao mês precedente e de 1,1 milhões em relação ao mesmo período de 2015.

Dentre os países membros, destaque para Alemanha (4,1%), França (9,7%), Itália (11,6%) e Espanha (19,2%).



Zona do Euro: Inflação acelera em novembro

O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou ontem (30/11) a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) da Zona do Euro referente ao mês de novembro. A inflação subiu para 0,6% no acumulado de doze meses findos em novembro, ante 0,5% apresentado em outubro. No mesmo período de 2015, a variação apresentada foi de 0,1%.



Quando excluídos os itens altamente voláteis, como energia e alimentos, o núcleo da inflação da região ficou em 0,8%, ante 0,7% registrado em outubro.

Na abertura por componentes, a taxa anual de inflação de serviços permaneceu em 1,1%; no setor de alimento, álcool e tabaco a variação foi de 0,7%, ante 0,4% registrado em outubro; em bens industriais não energéticos foi visto estabilidade em relação ao mês anterior (0,3%). Já os preços de energia recuaram 1,1%, ante queda de 0,9% em outubro.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499