Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo - Edição 2070 Sexta-Feira, 16 de dezembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FIESP/CNI: Empresariado Paulista volta a ficar pessimista
Economia Internacional
  • Zona do Euro: Inflação registra ligeira alta em novembro
  • EUA: Inflação americana acelera em novembro
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



FIESP/CNI: Empresariado Paulista volta a ficar pessimista

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou ontem (15/12) o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) referente ao mês de dezembro. De acordo com a publicação, o índice registrou queda no mês alcançando 48,0 pontos, no mês de novembro patamar alcançado havia sido de 51,7 pontos. Com esse resultado o ICEI mais uma vez fica mais distante da média histórica (54,1 pontos) e também abaixo dos 50,0 pontos (nível inicial de expansão).

A FIESP/CNI divulgou na mesma data (15/12), o Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista (ICEI-SP). De acordo com a publicação, o indicador variou de 51,1 para 45,0 pontos no mês de dezembro. Ao registrar queda em dezembro o ICEI-SP rompe uma sequência de otimismo do indicador.


Zona do Euro: Inflação registra ligeira alta em novembro

O Departamento de Estatísticas da União Europeia (Eurostat) divulgou na manhã de hoje (16/12) o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) final da Zona do Euro referente ao mês de novembro. A inflação subiu para 0,6% no acumulado de doze meses findos em novembro, ante 0,5% apresentado em outubro. No mesmo período de 2015, a variação apresentada foi de 0,1%.

Quando excluídos os itens altamente voláteis, como energia e alimentos, o núcleo da inflação da região ficou em 0,8%, ante 0,7% registrado em outubro.

Na abertura por componentes, a taxa anual de inflação de serviços permaneceu em 1,1%; no setor de alimento, álcool e tabaco a variação foi de 0,8%; em bens industriais não energéticos foi visto estabilidade em relação ao mês anterior 0,3%. Já os preços de energia recuaram 1,1%, ante queda de 0,9% em outubro.

Por fim, na abertura por países, a inflação acumulada em doze meses com fim em novembro ficou em 0,7% na Alemanha e na França, em 0,5% na Espanha e em 0,1% na Itália. A maior taxa positiva foi vista na Bélgica com 1,7% e a menor foi registrada no Chipre (-0,8%).

EUA: Inflação americana acelera em novembro

Na manhã de ontem (15/12) a Bureau of Labor Statistics (BLS) divulgou seu Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do mês de novembro. Na série dessazonalizada, a inflação americana registrou alta de 0,2% em novembro, ante alta de 0,4% no mês de outubro. A despeito da desaceleração no mês, no acumulado dos últimos doze meses findos em novembro, o índice acelerou de 1,6% para 1,7%.

O item Alimentos permaneceu estável (0,0%) pelo quinto mês seguido. Por sua vez, Energia apresentou desaceleração (de 3,5% para 1,2%), com a gasolina caindo de 7,0% para 2,7% e os óleos combustíveis variando de 5,9% para -1,2%. Em doze meses, enquanto Alimentos apresentou deflação (-0,4%), Energia aponta alta (1,1%).

Por fim, quando excluídos ambos os itens (alimentos e energia, altamente voláteis) a inflação variou 0,2% na passagem mensal e 2,1% no acumulado em doze meses.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499