Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2072 Terça-Feira, 20 de dezembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • FGV: Indicadores antecedente e coincidente da economia avançam em novembro
Economia Internacional
  • EUA: PMI composto aponta aceleração da atividade no último trimestre

Dados da Economia Brasileira




FGV: Indicadores antecedente e coincidente da economia avançam em novembro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o The Conference Board divulgaram na última sexta-feira (16/12) o Indicador Antecedente Composto da Economia (IACE) referente ao mês de novembro. Na passagem de outubro para novembro houve aumento de 0,4%, com o indicador atingindo 100,2 pontos.

Entre os oito componentes do indicador, quatro apresentaram contribuições positivas para o índice em novembro, sendo eles: o Índice de Expectativas da Sondagem da Indústria; o Índice de Termos de Troca; o Índice de Produção Industrial de Bens de Consumo Duráveis; e o Quantum de Exportações.

Por fim, no mesmo relatório também foi divulgado o Indicador Coincidente Composto da Economia (ICCE), que mede as condições econômicas atuais. De acordo com documento, o indicador registrou alta de 0,3% entre outubro e novembro, chegando a 96,6 pontos. Vale ressaltar que a ligeira alta vem após dois recuos seguidos de 0,3% e 0,2%, respectivamente em setembro e outubro (após revisão).

 


EUA: PMI composto aponta aceleração da atividade no último trimestre

O instituto Markit divulgou na tarde de ontem (19/12) os resultados primários do Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto final dos Estados Unidos referente ao mês de dezembro. De acordo com o relatório, a estimativa inicial para o PMI de dezembro passou de 54,9 para 53,7 pontos. Apesar da queda, o índice permanece em elevado patamar expansivo (acima dos 50 pontos), além de sua média ter atingindo 54,5 pontos no quarto trimestre, o maior ritmo de expansão entre os trimestres do ano.

Com relação ao PMI de Serviços especificamente, no último mês do ano o indicador passou de 54,6 pontos para 53,4 pontos, ainda assim permanecendo acima de 50,0 pontos (nível de expansão) pelo décimo mês consecutivo. O setor também registrou a maior média trimestral do ano, ao atingir o patamar de 54,2 pontos.

Por fim, no que tange às estimativas referentes ao PMI industrial, divulgada na última quinta-feira (15/12), houve um ligeiro crescimento comparado ao mês anterior, passando de 54,1 para 54,2 pontos. Esse resultado representa um forte fim de ano para o setor industrial americano, com as condições de negócio melhorando no maior ritmo desde março de 2015.

 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499