Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2076 Terça-Feira, 10 de janeiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • PMC: Vendas no varejo surpreende com forte alta em novembro
Economia Internacional
  • China: Inflação ao consumidor fecha 2016 com alta de 2,1%

Dados da Economia Brasileira



PMC: Vendas no varejo surpreende com forte alta em novembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã (09/01) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de novembro de 2016. O volume de Vendas no Varejo Restrito registrou alta de 2,0% na passagem de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal. No acumulado de ano a queda da categoria restrita é de 6,4%, enquanto o acumulado em 12 meses o recuo é de 6,5%. O resultado atual fica muito acima das projeções do mercado (+0.3%).

Por sua vez, o volume de Vendas no Varejo em seu conceito ampliado - que inclui as vendas de veículos e materiais para construção - apresentou variação de 0,6% no mês de novembro, livre de influências sazonais. No acumulado de doze meses, o comercio varejista amplo registrou contração de 8,8%, enquanto no acumulado do ano a queda foi de 9,1%.


Dentre os grupos de atividades do comércio varejista abrangidos pela pesquisa, cinco dos oito pesquisados apresentaram resultados positivos na passagem de outubro para novembro. Dentre as atividades que mais se destacaram estão: os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%), móveis e eletrodomésticos (2,1%) e o setor de equipamentos de escritório, informática e comunicação (4,3%). Em contrapartida, entre as atividades que apresentaram redução em seu volume de venda estão: tecidos, vestuário e calçados (-1,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,4%).



Com relação aos resultados regionais, 23 das 27 Unidades da Federação apresentaram expansão em seus volumes de vendas, com destaque para as variações vistas em Tocantins (6,0%), Paraíba (3,8%) e Rondônia (3,5%). Já os resultados positivos ficaram por conta de Alagoas e Roraima (- 0,9%), Ceará (-0,4%) e Mato Grosso (-0,1%). O estado de São Paulo registrou uma variação positiva de 0,7%.

 
 



China: Inflação ao consumidor fecha 2016 com alta de 2,1%

O Departamento Nacional de Estatística da China (NBS) divulgou na noite desta segunda-feira (09/01) o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) referente ao mês de dezembro. De acordo com o relatório divulgado, na comparação mensal, houve inflação de 0,2% em dezembro, ante alta de 0,1% registrado no mês anterior. Já na comparação anual, em dezembro de 2016 a inflação registrada foi de 2,1%, ante 2,3% registrado em novembro.



Por fim, com relação ao Índice de Preços ao Produtor (PPI), nos 12 meses do ano até dezembro, houve uma variação de 5,5%. Vale ressaltar que este é o patamar mais alto alcançado desde o ano de 2011. 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499