
PMC: Vendas no varejo surpreende com forte alta em novembro
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã (09/01) a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de novembro de 2016. O volume de Vendas no Varejo Restrito registrou alta de 2,0% na passagem de outubro para novembro, na série com ajuste sazonal. No acumulado de ano a queda da categoria restrita é de 6,4%, enquanto o acumulado em 12 meses o recuo é de 6,5%. O resultado atual fica muito acima das projeções do mercado (+0.3%).
Por sua vez, o volume de Vendas no Varejo em seu conceito ampliado - que inclui as vendas de veículos e materiais para construção - apresentou variação de 0,6% no mês de novembro, livre de influências sazonais. No acumulado de doze meses, o comercio varejista amplo registrou contração de 8,8%, enquanto no acumulado do ano a queda foi de 9,1%.

Dentre os grupos de atividades do comércio varejista abrangidos pela pesquisa, cinco dos oito pesquisados apresentaram resultados positivos na passagem de outubro para novembro. Dentre as atividades que mais se destacaram estão: os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,9%), seguido por outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,2%), móveis e eletrodomésticos (2,1%) e o setor de equipamentos de escritório, informática e comunicação (4,3%). Em contrapartida, entre as atividades que apresentaram redução em seu volume de venda estão: tecidos, vestuário e calçados (-1,5%), livros, jornais, revistas e papelaria (-0,4%) e combustíveis e lubrificantes (-0,4%).

Com relação aos resultados regionais, 23 das 27 Unidades da Federação apresentaram expansão em seus volumes de vendas, com destaque para as variações vistas em Tocantins (6,0%), Paraíba (3,8%) e Rondônia (3,5%). Já os resultados positivos ficaram por conta de Alagoas e Roraima (- 0,9%), Ceará (-0,4%) e Mato Grosso (-0,1%). O estado de São Paulo registrou uma variação positiva de 0,7%.

.gif)
|