Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2079 Sexta-Feira, 13 de janeiro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Banco Central: Atividade econômica cresce ligeiramente em novembro
  • Indicadores antecedentes da indústria apresentam forte alta em dezembro
Economia Internacional
  • OCDE: Indicador antecedente de países emergente registram crescimento
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



Banco Central: Atividade econômica cresce ligeiramente em novembro

O Banco Central divulgou hoje (13/01) o seu Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), equivalente a uma proxy mensal do PIB. Segundo a publicação, a atividade econômica brasileira cresceu 0,20% em novembro, após recuo de 0,15% no mês anterior. Tal leitura ficou acima do esperado pelo mercado (0,0%) e pelo Depecon/FIESP (-0,1%).

A fraca elevação em novembro foi puxada pelo setor industrial (PIM, +0,2%), de serviços (Macro Visão 2078, +0,1%) e pelo comércio (Macro Visão 2076, +0,6%).

A despeito da elevação mensal, o índice acumula recuo de 4,76% nos últimos doze meses, embora o recuo acumulado da atividade venha desacelerando. Com o fraco resultado de outubro e novembro, somado a alguns indicadores de atividade e de confianças já conhecidos para dezembro, devemos ter fraco desempenho do IBC-Br no último trimestre do ano, o que implica nova queda do PIB em igual período.

Indicadores antecedentes da indústria apresentam forte alta em dezembro

Foram divulgados nessa semana importantes indicadores setoriais referentes ao mês de dezembro que servem como termômetro para a atividade industrial brasileira. De acordo com a publicação da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o fluxo de veículos pesados nas estradas pedagiadas registraram forte alta de 4,8% em dezembro, após crescer 3,4% em novembro (já considerando os ajustes sazonais).

Também foi divulgada nessa semana, pela Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), indicador que mede a expedição de papelão utilizado em embalagens (importante indicador coincidente da atividade industrial). No mês, o índice expandiu 3,3%, na série com ajuste sazonal, após ter ficado estável (0,0%).

Assim, os resultados apontam para um forte desempenho positivo da indústria nacional no último mês do ano, amenizando o fraco resultado trimestral esperado.


OCDE: Indicador antecedente de países emergente registram crescimento    

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou na última quarta-feira (11/01) o Indicador Antecedente Composto (Composite Leading Indicator - CLI) referente ao mês de novembro. Segundo a publicação, no mês em questão o indicador global permaneceu estável, registrando 99,8 pontos. Acima de 100 pontos o índice sinaliza desempenho econômico acima da tendência.

O relatório aponta melhora no indicador em algumas economias avançadas. Na Zona do Euro, a estimativa de desempenho econômico da Alemanha ganhou mais força e seu índice registrou 100,4 pontos em novembro; a França, por sua vez, segue na mesma linha, embora em intensidade bastante inferior, atingindo 100,6 pontos.

Com relação aos Estados Unidos (99,3 pontos) e Canadá (100,1 pontos), ambos apresentaram crescimento frente ao mês anterior. Quanto ao Reino Unido (99,4 pontos), há sinais preliminares de que o crescimento vem ganhando força.


Por fim, no que tange as principais economias emergentes, é sinalizado crescimento dos CLIs da China (99,6 pontos), Rússia (100,6 pontos) e Brasil (101,5 pontos), enquanto que a Índia (99,6 pontos) mostra sinais de abrandamento em seu ritmo de crescimento.




 

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499