Informativo eletrônico - Edição 2237Terça-Feira, 05 de setembro de 2017

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • IBGE: Pela quarta vez seguida, produção industrial mensal cresce
Economia Internacional
  • Zona do Euro: Atividade econômica europeia estabiliza em agosto
  • China: PMI composto acelera ritmo de expansão em agosto

Dados da Economia Brasileira





IBGE: Pela quarta vez seguida, produção industrial mensal cresce

Hoje (05/09), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) referente ao mês de julho. Na comparação contra o mês anterior, livre de influências sazonais, a produção industrial aumentou pelo quarto mês seguido, em 0,8% ante 0,2% de junho (resultado revisado, foi previamente registrado em 0,0%). Esta sequência mensal positiva não era observada desde agosto de 2012.



Na comparação contra julho de 2016, a variação registrada foi de em 2,5%, completando o terceiro mês seguido de crescimento nesta base de comparação. Assim, a taxa acumulada no ano de 2017 se manteve positiva, em 0,8%, enquanto que a acumulada nos últimos doze meses continuou sua desaceleração de queda, verificada desde julho de 2016, ao passar de -1,9% de junho para -1,1% nesta leitura.



Na abertura entre os dois grandes setores industriais, destaque para a Indústria de Transformação que, cresceu pelo quarto mês seguido, expansão de 0,5% na passagem mensal ante 0,1% de junho. A Extrativa Mineral, por sua vez, recuou 1,5% após duas leituras positivas. Assim, as taxas de crescimento acumulado no ano para ambos setores foram de 0,2% e 5,2%, respectivamente.

Em relação as quatro categorias de uso, todas expandiram sua produção em julho. Bens de consumo duráveis e não duráveis reverteram taxas negativas de junho para apresentar as maiores variações neste mês: de -5,6% para 2,7% e de -0,1% para 2,0%, respectivamente. Enquanto bens de capital passou de 1,5% para 1,9% e bens intermediários cresceu 0,9% ante 0,1%. Abaixo as taxas acumuladas de janeiro a julho anuais de cada categoria.



No que tange grupo industriais, 14 dos 24 setores cresceram entre julho e junho. Destaque positivo para móveis (+6,0%, acumulando crescimento de 19,8% nos últimos quatro meses), equipamentos de informática e produtos eletrônicos (+5,9%) e outros equipamentos de transportes (+5,0%). Entre os setores que recuaram no período, produtos de fumo (-6,3%), vestuário e acessórios (-2,8%) e metalurgia (-2,1%) apresentaram as maiores retrações.



Zona do Euro: Atividade econômica europeia estabiliza em agosto

O Instituto Markit divulgou hoje (05/09) o Índice Gerente de Compras (PMI, em inglês) Composto referente ao mês de agosto. Após ter sua pontuação recuada nas duas últimas leituras, o indicador estabilizou em 55,7 pontos neste mês, permanecendo com sinalização de expansão da atividade. Apesar de ter arrefecido ligeiramente na métrica móvel trimestral (em maio, atingiu a maior pontuação desde 2011), a pontuação segue em altos patamares históricos.



Na abertura entre os dois setores componentes, destaque para o setor manufatureiro que, após recuar levemente em julho, voltou a crescer neste mês (em 1,4%) e atingiu a maior pontuação desde março de 2011. Este crescimento é atribuído a robusta demanda interna e externa, o que favoreceu a terceira maior geração de novas encomendas da série histórica, além de aumentar o nível de emprego no setor. Cabe ressaltar que o custo dos insumos voltou a acelerar após seis meses de estabilidade.

Já pelo setor de serviços, apesar do recuo na pontuação de agosto, o indicador de crescimento da produção continuou em alto nível. Assim, a principal influência para a desaceleração da atividade no mês se deve à menor geração de novos negócios dos últimos sete meses e a diminuição de novos trabalhos no setor. A pressão inflacionária também contribuiu para o resultado registrado em agosto, ao completar dez meses de aceleração do índice de preços dos serviços.


Por fim, na abertura entre as quatro grandes nações europeias, todas permaneceram em altos níveis históricos de pontuação. No entanto, Itália, Espanha e França tiveram sua pontuação recuada para 55,8 pontos, 55,3 pontos e 55,2 pontos, respectivamente. Apenas o indicador da Alemanha cresceu, atingindo 55,8 pontos.

China: PMI composto acelera ritmo de expansão em agosto

Na noite de ontem (04/09), o Instituto Markit divulgou o Índice Gerente de Compras (PMI, em inglês) Composto da China referente ao mês de agosto. Com segundo mês seguido de crescimento, desta vez em 1,0%, o indicador passou de 51,9 para 52,4 pontos. O PMI Composto que sinaliza uma forte aceleração da atividade econômica chinesa em agosto, a maior dos últimos seis meses.


Na abertura entre setores, destaque para o indicador de serviços, que apresentou crescimento de 2,3% em agosto, atingindo 52,7 pontos ante 51,5. As companhias do setor atribuíram a forte aceleração da atividade às melhores condições de mercado, o que levou a uma aceleração de novos negócios neste período e, consequentemente, a maior geração de postos de trabalho dos últimos quatro meses. Além destes fatores, uma menor pressão de custos dos insumos para o setor teve forte influência para o resultado altista no mês.

De forma mais lenta, o setor manufatureiro também apresentou um avanço de 1,0% na margem, atingindo 51,5 pontos frente a 51,1 em julho. Conforme apontado pelo Macro Visão Ed. 2235, aceleração da expansão da atividade foi guiada pelo forte crescimento de novas encomendas, uma vez que o quadro de funcionários reduziu na passagem mensal e a inflação de insumos e produtos foi a maior registrada no ano de 2017.

Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr