Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1642 Quinta-Feira, 05 de março de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Preços ao produtor registra deflação em janeiro
  • Brasil: Serviços puxa PMI composto em fevereiro

    Economia Internacional

  • Markit: Mercados Emergentes aceleram em fevereiro
  • EUA: Atividade do setor de serviços acelera em fevereiro

    Dados da Economia Brasileira

  • Preços ao produtor registra deflação em janeiro

    O Índice de Preços ao Produtor (IPP) da Indústria de Transformação apresentou deflação de 0,13% em janeiro, após elevação de 0,59% no último mês de 2014, conforme os dados divulgados hoje (05/03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado do mês também ficou muito abaixo daquele verificado em janeiro de 2014, quando o índice registrou aumento de 1,43%, além de registrar forte desaceleração em seu resultado acumulado em 12 meses (de 4,46% para 2,85%). Vale lembrar que o IPP mede o preço dos produtos sem impostos e fretes, ou seja, na "porta da fábrica".

    Das 23 atividades as quais os preços são pesquisados, 16 apresentaram variações positivas no primeiro mês do ano. As atividades que exerceram maior impacto deflacionário no mês foram: Outros Produtos Químicos (-2,30%), coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-1,43%) e Alimentos (-0,52%). Por outro, a atividade de Veículos Automotores (1,32%) aferiu a maior pressão positiva na formação dos preços ao produtor em janeiro.

    Brasil: Serviços puxa PMI composto em fevereiro

    O Índice de Gerência de Compras (PMI) Composto do Brasil revelou avanço em fevereiro, de acordo com dados divulgados ontem (04/03) pelo instituto HSBC/Markit. Segundo a leitura, na passagem de janeiro para fevereiro, o indicador elevou-se de 49,2 para 51,3 pontos, já com ajustes sazonais, sinalizando melhora da atividade econômica no segundo mês do ano. Indicadores acima de 50,0 pontos indicam expansão.

    Para tal resultado, verifica-se forte influência do setor de serviços, cujo índice passou de 48,4 para 52,3 pontos. Por outro lado, a atividade industrial retraiu frente ao resultado do primeiro mês do ano, com o índice do setor passando de 50,7 para 49,6 pontos. A despeito da melhora no mês, os empresários do ramo de serviços já relatam maiores preços cobrados pelos insumos como combustíveis, produtos alimentícios e de serviços de infraestrutura (energia).

    Para a economista da Markit, a participação de serviços foi fundamental para o crescimento do setor privado como um todo, mas o fôlego do setor ainda não reverte a tendência de fraca atividade que a economia brasileira enfrenta, com inflação em alta, e retração da demanda, impactando diretamente o setor.

    Markit: Mercados Emergentes aceleram em fevereiro

    Na manhã de hoje (05/02) foi divulgado pelo HSBC/Markit o Índice de Mercados Emergentes (EMI), indicador mensal derivado dos PMI compostos dos países deste grupo. De acordo com a leitura de fevereiro, o EMI chegou a 51,9 pontos, ante 51,2 pontos no mês anterior, sinalizando leve aceleração da expansão dos países emergentes. Vale salientar que índices acima de 50,0 pontos apontam crescimento da atividade econômica.

    Dentre as quatro maiores economias do grupo em questão, o PMI Composto da Índia destaca-se ao atingir 53,5 pontos, ante 53,3 pontos no mês anterior. Em se tratando da China, o índice do país avançou de 51,0 para 51,8 pontos na passagem de janeiro para fevereiro (Macro Visão 1641). O Brasil, por sua vez, registrou expansão de sua atividade econômica neste mês (51,3 pontos), revertendo o quadro de retração verificado na leitura anterior (49,2 pontos). A Rússia, por outro lado, aprofundou-se na crise, uma vez que seu PMI Composto variou de 45,6 para 44,7 pontos.

    De acordo com economista-chefe do instituto Markit, apesar da preocupação com a economia russa, o mês de fevereiro apontou um resultado predominantemente positivo para os mercados emergentes, com destaque para o Brasil, que retoma a expansão de sua atividade econômica após quatro meses de retração. Entretanto, apesar da expansão atual, tais resultados ainda estão abaixo dos registrados pelas economias desenvolvidas.

    EUA: Atividade do setor de serviços acelera em fevereiro

    O instituto ISM dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (04/03) o Índice ISM para o setor de Serviços (NMI). De acordo com a publicação, o índice chegou em fevereiro ao patamar de 56,9%, avançando 0,2 p.p. em relação ao mês de janeiro (56,7%). O setor apresentou aceleração de sua atividade econômica, refletindo o resultado predominantemente positivo dos indicadores que o compõem. Vale salientar que leituras acima de 50,0% indicam expansão da atividade.

    Na abertura por componente do indicador, destaque para o índice de atividade de serviços, que, apesar da desaceleração na passagem mensal (de 61,5% para 59,4%), segue em alto patamar. Também registrou menor crescimento o índice de novas encomendas (de 59,5% para 56,7%).

    Já o índice de emprego apresentou o avanço mais expressivo do mês (de 51,6% para 56,4%), seguidos pelos avanços no índice de estoques (de 52,5% para 54,5%), de entrega de fornecedores (de 54,0% para 55,0%), novas encomendas de exportação (de 52,5% para 53,0%) e pelo índice de sentimento de estoque (de 61,5% para 62,0%).

    O crescimento da atividade do setor, que tem maior peso econômico no país, sinaliza manutenção do ritmo de recuperação da economia norte americana, sustentada pelo ainda elevado patamar de atividade e de novos pedidos, e a recuperação do mercado de trabalho.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini