Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1747 Terça-Feira, 11 de agosto de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Indicadores coincidentes da indústria avançam em julho

    Economia Internacional

  • OCDE: Atividade econômica dos países desenvolvidos fica estável em julho
  • Alemanha: Índice de Sentimento Econômico exibe nova queda em agosto

    Dados da Economia Brasileira

  • Indicadores coincidentes da indústria avançam em julho

    Nesta segunda-feira (11/08) foi divulgado o Índice ABCR, que estima o fluxo de veículos em pedágios, pela Associação Brasileira de Concessionários de Rodovias (ABCR). O indicador referente a veículos pesados revelou, já descontadas influências sazonais, aumento de 0,4% do fluxo de veículos em julho, frente ao resultado de junho, quando o índice havia recuado (-0,8%). O fluxo de tal categoria de veículos está intimamente ligado a atividade industrial.

    Já quando se compara os resultados frente ao mesmo mês do ano anterior, a passagem de veículos pesados diminuiu 5,3% nesta leitura, ao passo que no ano a queda chega 5,6% nos sete meses já registrados.

    Por sua vez, a ABPO (Associação Brasileira do Papelão Ondulado) também divulgou ontem os resultados de julho referente a expedição de papel ondulado (papelão), outro indicador coincidente importante para a atividade industrial. De acordo com a associação, a venda de papelão cresceu 1,1% na passagem de junho para julho, já descontadas as influências sazonais, após ter registrado cinco quedas seguidas, período em que acumulou perdas de 4,3%.

    OCDE: Atividade econômica dos países desenvolvidos fica estável em julho

    Ontem (10/08) a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou o seu Indicador Antecedente de Atividade Econômica (Composite Leading Indicator – CLI). De acordo com a publicação, o indicador agregado dos países-membros da OCDE exibiu estabilidade da atividade econômica, uma vez que encontra-se no patamar de 100,0 pontos. Vale salientar que índices acima de 100,0 pontos sinalizam uma tendência positiva da atividade econômica.

    Dentre os principais países desenvolvidos, o índice referente aos Estados Unidos exibiu nova queda na passagem de junho para julho (de 99,5 pontos para 99,4 pontos), afastando-se ainda mais do nível de estabilidade (100,0 pontos). Apesar de tais resultados, vale lembrar que a economia do país exibiu tendência de recuperação no segundo trimestre do ano (Macro Visão 1739). Por sua vez, o índice relativo ao Reino Unido tem registrado uma tendência de queda desde meados de 2014, chegando, agora, ao patamar de 99,8 pontos, ante 99,9 pontos no mês precedente. Já o índice do Japão demonstra tendência de recuperação em 2015, alcançando, em julho, o patamar de 100,1 pontos.

    Com relação à Zona do Euro, o CLI mantém-se no patamar de 100,7 pontos pela quarta leitura consecutiva. Dentre os principais países da região, destaque para o resultado positivo da Itália (100,9 pontos) e da França (100,8 pontos). A Alemanha, por sua vez, exibiu estabilidade no mês de julho (100,0 pontos).

    Apesar dos BRICS não fazerem parte da OCDE, a organização calcula o CLI de tais países. No que tange ao Brasil, destaque para a forte tendência decrescente do índice, que, em julho, alcança o patamar de 98,8 pontos, em linha com o arrefecimento econômico que tem sido enfrentado neste ano. A índice para a China também tem exibido tendência decrescente, chegando, nesta leitura, em 97,4 pontos. O índice da Rússia apresentou queda na passagem mensal (de 98,9 pontos para 98,8 pontos), enquanto que o índice da Índia aproxima-se do nível de estabilidade (de 99,6 pontos para 99,7 pontos). Por fim, a África do Sul manteve-se em 99,8 pontos na leitura atual.

    Alemanha: Índice de Sentimento Econômico exibe nova queda em agosto

    Hoje (11/08) o Instituto ZEW divulgou o Índice de Sentimento Econômico ZEW da Alemanha, que mensura as expectativas de analistas do mercado financeiro em relação ao país. No mês de agosto o índice registrou queda, passando de 29,7 pontos para 25,0 pontos. Esta é a quinta contração consecutiva do índice, que encontra-se praticamente no mesmo nível de sua média histórica (24,9 pontos).

    Já o Índice de Situação Atual registrou melhora na passagem de julho para agosto, passando de 63,9 pontos para 65,7 pontos. De acordo com o presidente da instituição, devido ao atual cenário geopolítico e econômico global, é improvável que a economia alemã mostre um avanço significativa no médio prazo, causando, assim, a deterioração das expectativas dos analistas do mercado financeiro.

    Por fim, o Índice de Sentimento Econômico da Zona do Euro exibiu crescimento na passagem mensal, passando de 42,7 pontos em julho para 47,6 pontos em agosto. Já o Índice de Situação Atual da região chegou ao patamar de -10,3 pontos, ante -14,3 pontos no mês imediatamente anterior.

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini