Se você não está conseguindo visualizar este e-mail, clique aqui.

Informativo eletrônico - Edição 1749 Quinta-Feira, 13 de agosto de 2015
 

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Internacional

  • EUA: Vendas no Varejo crescem 0,6% em julho
  • Alemanha: Inflação desacelera em julho

    Dados da Economia Brasileira

  • EUA: Vendas no Varejo crescem 0,6% em julho

    Na manhã de hoje (13/08) o U.S. Census Bureau divulgou os dados acerca do comércio varejista dos Estados Unidos relativos ao mês de julho. As vendas no varejo avançaram 0,6% na passagem de junho para julho, já descontadas as influências sazonais, ante estabilidade no mês anterior (0,0%). Na comparação interanual, as vendas no varejo apresentaram crescimento de 2,4% em julho.

    Na abertura por atividades, em relação ao mês anterior, alguns dos grupos que registraram aumento das vendas foram: Veículos Automotores (1,4%); Móveis (0,8%); Materiais de Construção e Jardinagem (0,7%); Gasolina (0,4%); Vestuário (0,4%); e Saúde (0,3%). Por outro lado, foi registrada queda nas vendas das lojas de Eletrônicos (-1,2%) e Comércio em Geral (-0,5%). Vale salientar que as lojas de Alimentação e Bebidas exibiram estabilidade de suas vendas na passagem mensal (0,0%).

    Assim, as vendas no varejo iniciam o terceiro trimestre do ano em expansão, sinalizando melhora no que diz respeito ao consumo das famílias dos Estados Unidos. Em associação com a solidez do mercado de trabalho norte-americano (Macro Visão 1746), tais dados devem vir a influenciar a decisão do FED acerca da normalização da política monetária do país, embora o cenário internacional adverso diante da desvalorização do yuan por parte da China.

    Alemanha: Inflação desacelera em julho

    Hoje (13/08) o Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do país. De acordo com a publicação, a inflação registrou alta de 0,2% no acumulado em doze meses, desacelerando ante variação de 0,3% registrada no mês de junho, na mesma base comparativa. Já na passagem mensal, houve alta de 0,2% no nível de preços do país.

    Os baixos níveis inflacionários do país são reflexo, principalmente, dos preços de energia, que exibiram deflação de 6,2% no acumulado em doze meses. Destaque para os preços de produtos derivados do petróleo (-10,7%), tais como óleo de aquecimento (-22,4%), combustíveis para veículos (-7,1%). Descontados os preços de energia, o núcleo da inflação em julho, no acumulado em doze meses, apresentou alta de 1,0%.

    Na abertura por classes de despesa, ainda no acumulado em doze meses, exibiram variação positiva: Fumo e Bebidas Alcoólicas (3,7%); Restaurantes e Hotéis (2,6%); Saúde (1,8%); Vestuário e Calçados (0,9%); Móveis e Eletrodomésticos (0,6%); Recreação e Cultura (0,5%); Outros Bens e Serviços (0,5%); e Alimentos e Bebidas Não-Alcoólicas (0,4%). Por outro lado, na mesma métrica, exibiram deflação: Comunicação (-1,2%); Transporte (-1,0%); Educação (-0,9%); e Habitação, Água e Energia (-0,5%).

     
     Copyright © 2014 Fiesp. Todos os direitos reservados. Dúvidas e sugestões, clique aqui
    Se você não deseja mais receber esse informativo, clique aqui.

    Macro Visão é uma publicação da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e
    do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)

    Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

    Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini