Problemas para visualizar a mensagem? Acesse este link
Informativo eletrônico - Edição 2047 Sexta-Feira, 11 de novembro de 2016

Prezado leitor,

Você está recebendo o Macro Visão. Veja os destaques desta edição:

Economia Brasileira

  • Indicadores antecedentes da indústria voltam a recuar em outubro
Economia Internacional
  • Alemanha: Inflação acelera novamente
Agenda Semanal

Dados da Economia Brasileira



Indicadores antecedentes da indústria voltam a recuar em outubro

Nessa semana foram divulgados importantes indicadores setoriais que servem como termômetro para a atividade industrial brasileira referentes ao mês de outubro. De acordo com a publicação da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), o fluxo de veículos pesados (caminhões) nas estradas pedagiadas registrou queda de 3,1% em outubro, após retração de 0,3% em setembro, já considerando dados dessazonalizados.

Por sua vez, a Associação Brasileira do Papelão Ondulado (ABPO), responsável pelo indicador que mede a expedição de papelão utilizado em embalagens (importante indicador coincidente da atividade industrial), apresentou uma contração de 1,3% em outubro, após já ter recuado 2,3% no mês anterior, na série com ajuste sazonal.

Os resultados negativos registrados no mês de outubro em ambos indicadores, somados ao fraco desempenho da produção de autoveículos (ANFAVEA - Macro Visão 2044) e a queda recente da confiança da indústria (Macro Visão 2039), apontam para um resultado negativo para o setor no decimo mês do ano.



Alemanha: Inflação acelera novamente

Nesta manhã (11/11) o Departamento de Estatísticas da Alemanha (Destatis) divulgou o resultado do Índice de Preços ao Consumidor (CPI). Segundo a leitura, o nível de preços subiu 0,8% no acumulado em 12 meses findos em outubro, ante 0,7% em setembro e 0,4% em agosto.

Ainda no acumulado em 12 meses, os preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas subiram 0,3% nesta leitura, ao passo que a classe de habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis avançou 0,5%, a despeito da retração de 2,3% dos preços de energia. Excluído os preços de energia, o núcleo da inflação alemã variou para 1,1% nesta leitura, ante 1,2%.

Por fim, na passagem mensal, os preços apresentaram ligeira alta de 0,2%, após elevação de 0,1% no mês anterior.





Macro Visão é uma publicação da:
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP)
Av. Paulista, 1313 - 5º andar - Cep 01311-923 - Tel.: 11 3549-4316

Diretor Titular do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos: Paulo Francini
Cadastre-se e receba notícias do seu interessfacebooktwitteryoutubelinkedinslideshareflickr
nao vou pagar o pato
Este email foi enviado para [NOME] em [EMAIL]. Respeitamos a sua privacidade e somos contra spam. Você está recebendo essa mensagem porque o seu e-mail consta em nosso cadastro, que em algum momento foi captado, por telefone, formulário web ou eventos que realizamos. 

Copyright © 2016. Portal Fiesp.
Prédio da Fiesp: Av. Paulista, 1313 - São Paulo/SP - CEP: 01311-923 - Fone: (11) 3549-4499